Diretores e vices tomam posse na rede municipal

30/01/2019

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso nomeou e deu posse na manhã de quarta-feira, 30, no Teatro Sebastião Furlan, aos novos diretores e vices que foram eleitos em 1º de dezembro para assumir as escolas da rede municipal pelos próximos quatro anos. O prefeito Walker Américo Oliveira e a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos estavam presentes à cerimônia, que se iniciou com uma homenagem feita pela Academia Paraisense de Cultura. A rede é composta por 23 unidades entre escolas e Centros de Educação Infantil (CMEI) e atende cerca de 6 mil alunos, incluindo zona rural.

A votação para escolha dos novos diretores e vice aconteceu nas próprias escolas e creches, onde mais de 1.200 pessoas votaram. Onde havia apenas um nome na disputa, o próprio Conselho Escolar aprovou a indicação. A secretária Maria Ermínia ressaltou que os novos diretores e vices passaram por capacitação, prova de conhecimentos e venceram. “O gestor escolar possui papel fundamental onde atua, há muitas expectativas, desafios e trabalho que deve ser feito em conjunto, incluindo a família e comunidade”. Em 2018, Paraíso atingiu nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — meta a ser atingida apenas em 2020. A nota em nível nacional hoje é de 5,5.

O prefeito Walker frisou a questão do respeito e hierarquia que tem se perdido ao longo do tempo e que precisam ser restabelecidos. “O professor sente isso em sala de aula, desejo sucesso a cada um nessa nova empreitada, apesar do momento financeiro difícil pelo qual passa o Estado e que se reflete no município”. Paraíso tem a receber mais de R$ 8 milhões apenas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Os novos diretores e vices das escolas municipais são Elainy Cristina dos Santos Lisboa, tendo como vices Lúcia Helena Guimarães Pereira e Noely Aparecida Nascimento Souza (Campos do Amaral – centro), Elisângela Marques Teixeira Rabelo e o vice Adílson Vieira de Pádua (Ibrantina Amaral – Verona), Vânia Aparecida Potenciano e a vice Eneida Maria Dionízio Pádua (Noraldino Lima – centro), Valéria Aparecida de Rodrigues Silva (Hilda Borges Pedrosa – Veneza), Márcia Helena de Belo Melles, juntamente com as vices Lislene Aparecida Pessoni Amaral e Maria Aparecida Duarte Gonçalves (Maria de Lourdes Dizaró – Santa Tereza) e Rosilda Aguiar de Oliveira Félix com as vices Elcimar Aparecida dos Reis Garcia e Marilda Lizarelli (Alice Naves Ferreira – Jardim Planalto).

Nos Centros Municipais de Educaçãpo Infantil (CMEIs), foram empossadas Roberta Aparecida de Arruda Martins (Inês Ferreira Marcolini – São Judas), Nalda Aparecida Martins (Messias Alves Luiz Cerize – Jardim América), Valéria Carvalho Tubaldini (Emiliana Ferreira de Souza – Rosentina), Cristina de Jesus Oliveira Alves (João XXIII – Santa Tereza), Michele Cristina da Silva Godoi (Otília Amaral Soares – Jardim Planalto), Ana Maria Costa Heto (Antonino José Amorim – Vila São Pedro) e Marinilda Aparecida da Silva (Vinício Scarano – Jardim das Paineiras).

Na escolas da zona rural, assumiram Iracy Gonçalves Dias Tiago (Morro Vermelho), Roselaine Aparecida de Medeiros (Napoleão Volpe), Carla Maria da Silva Bárbara (Roque Scarano – região dos Marques), tendo como vice Artur dos Santos Gomes e Elizete Carvalho Gonçalves de Aguiar ( Termópolis). No distrito de Guardinha, tomaram posse Silvana Aparecida de Andrade Antônio Souza e a vice Maria de Lourdes Ribeiro para a direção da E. M. Francisco Daniel e Francisca Helena Eustáquio no CMEI  frei Bruno Rodrigues.

Ao final da cerimônia os novos diretores e vices receberam os certificados. O evento também contou com a participação de Alípio Mumic Filho (diretor da 35ª Superintendência Regional de Ensino), os vereadores Luiz Benedito de Paula e Vinício José Scarano Pedroso, servidores da Educação, familiares dos empossados, militares e secretários municipais. O início das aulas na rede municipal em São Sebastião do Paraíso acontece dia 5 de fevereiro. As creches já estão em atividade.

VEJA MAIS FOTOS desta cerimônia em nossa página no Facebook.