Progea realiza formaturas em Paraíso

27/11/2018

O Programa de Educação Ambiental (Progea), implantado em todo Estado pela Polícia Militar de Minas Gerais em 2015, realizou formatura em duas escolas que participaram do projeto em São Sebastião do Paraíso. O objetivo das aulas é estimular estudantes do 4° ano do ensino fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio e ambientais que visem contribuir para a preservação ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.

Na segunda-feira (26), estudantes da E. M. Roque Scarano, na zona rural dos Marques, receberam o certificado. Já na terça-feira (27), foi a vez dos alunos da E. M. Hilda Borges Pedrosa, no bairro Veneza. O Progea atua de forma proativa junto à comunidade escolar, buscando a aproximação com a comunidade e o desenvolvimento nos alunos da capacidade para identificar e buscar, de forma integrada, as soluções dos problemas e, assim, melhorar o ambiente em que vivem.

O trabalho é realizado em parceria pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, junto com a 18ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente. Em Paraíso, o programa começou de forma efetiva em 2016. A formatura na escola Roque Scarano foi para 18 alunos e na escola Hilda Borges, para 24. Houve também a posse da diretoria do “Clubinho Ambiental”, onde um grupo de alunos eleitos pelos próprios colegas de classe busca solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar. Ao final da solenidade, os participantes fizeram um juramento onde prometeram atuar em defesa do meio ambiente e cantaram o hino do programa.

O evento nos dois estabelecimentos de ensino fez homenagens à diretoras e professoras e contou com a presença da comunidade, da secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, da supervisora educacional da Secretaria Municipal de Educação, Elis Regina de Souza Vieira Terlone, da técnica em educação da 35ª Superintendência Regional de Ensino, Magda Azevedo Queiroz, do 2º tenente Wanderlei Vilela Garcia, do sargento Konrado e do cabo Robson, além do mascote que representa o Progea. A Prefeitura pretende continuar com estas aulas de educação ambiental no próximo ano.

VEJA MAIS FOTOS em nosso álbum no Facebook.