Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre ISTs

31/10/2018

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso e também dos municípios que compõem a microrregião receberam na manhã desta quarta-feira, 31, um treinamento da Superintendência Regional de Saúde de Passos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas sífilis, HIV e hepatite b e C.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e foi coordenado pela enfermeira referência técnica das IST da Regional, Márcia Silva Viana. No período da tarde, o treinamento foi voltado para as enfermeiras das Unidades de Saúde da Família e da maternidade da Santa Casa de Misericórdia.

O objetivo é capacitar os profissionais para que possam fazer um diagnóstico precoce da doença, o que evita complicações aos pacientes e cura mais rápida. Em São Sebastião do Paraíso, os casos de sífilis começaram a ser notificados no ano passado e, desde então, tem se notado um aumento considerável nos casos da doença.

A sífilis é infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode se manifestar em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

A sífilis tem cura, o tratamento é gratuito e pode ser feito na própria USF em que o paciente é atendido. O Ambulatório Municipal de Infectologia e as USFs disponibilizam testes rápidos da Sífilis.