Guarda Municipal forma turma do projeto Eu sou a Mudança

24/10/2018

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil realizou na manhã de quarta-feira, 24, a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do projeto "Eu sou a mudança" (guardas mirins). O trabalho é desenvolvido desde março  nas escolas da cidade, zona rural, distrito de Guardinha e comunidade Termópolis pela Guarda Municipal. “É uma ação que visa a formação básica das crianças com o objetivo de formar uma sociedade melhor, atuando na promoção humana e no resgate de valores morais”, avalia o coordenador do projeto, GM Leonardo Cárceres Gaspar.

A solenidade, que deveria acontecer em frente ao prédio da Prefeitura, foi transferida para o Teatro Municipal em virtude da intensa chuva que caiu na hora da solenidade. O evento teve a presença do prefeito Walker Américo Oliveira, dos secretários Miguel Félix de Souza (Segurança), Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos (Educação) e o diretor da 35ª Superintendência Regional de Ensino, Alípio Mumic Filho. Também estavam presentes os comandantes, subcomandantes e Ouvidoria da GM, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, além de familiares dos alunos.

O projeto tem por objetivo proporcionar a formação cidadã, ética e moral dos alunos. As atividades nas escolas foram iniciadas em março e vão até o final do ano. “Temos visto muitos bons frutos atendendo o propósito de resgatar valores, construindo uma cultura de paz, de respeito na família, na sociedade, proporcionando bons costumes e fazendo cidadãos de bens”, descreve o coordenador Cárceres. Participam do projeto alunos das escolas municipais de Termópolis, Maria de Lurdes Dizaró (Santa Tereza), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Morro Vermelho e Roque Scarano.

Em pronunciamento, o coordenador do projeto enfatizou a importância da iniciativa e destacou o apoio que recebeu de toda a corporação. Citou que os desafios e dificuldades estão sendo enfrentados com garra, dedicação e doação de cada membro da Guarda Municipal, junto com os professores das escolas. “Não faço nada sozinho e o sucesso deste trabalho atribuo a cada um de vocês que colaboraram comigo, doam de si além do que se pode imaginar o que nos honra e dá ânimo para fazermos cada vez mais”, declara.

O prefeito Walker Américo enfatizou que a boa formação começa na base. “Não é dever só da escola educar, a formação começa em casa com o respeito aos pais e familiares. Depois passa pela escola e abrange toda a comunidade”, descreve. O secretário de Segurança, Miguel Félix, destacou o empenho da Guarda Municipal para o cumprimento dos objetivos. “Tenho orgulho de fazer parte deste grupo que não mede esforços para atingir as metas. Aos formandos digo que já estão no caminho certo, do bem é só seguirem os ensinamentos, manterem a disciplina que serão vitoriosos”, comenta.

A estudante Maria Eduarda Borges da E.M. Morro Vermelho falou em nome dos alunos e disse da gratidão e do aprendizado que obteve no projeto. Para a secretária de Educação, Maria Ermínia, a mudança no comportamento dos alunos participantes do projeto, já pode ser percebida nas escolas, dentro da sala de aula e em casas através dos comentários dos próprios pais. Antes do encerramento da solenidade foram entregues certificados aos formandos e homenagens aos professores, diretores e integrantes do projeto. A formatura da segunda turma está marcada para o dia 31 de outubro, no mesmo local e horário. O evento integra a programação dos 197 anos de São Sebastião do Paraíso.