Paraíso comemora 197 anos com programação diversa

15/10/2018

No próximo dia 25 de outubro, o município de São Sebastião do Paraíso completa 197 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura elaborou uma programação com diversos eventos gratuitos com o objetivo de envolver a população. A abertura oficial aconteceu no fim de semana, com a Feira do Balaio Mineiro em conjunto com a Feira de Artesanato Estação Paraíso. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, reuniu na Praça comendador João Alves (Fonte) mais de 30 expositores da cidade e região.

Desde o dia 1º e até o fim do mês, a Casa da Cultura apresenta a exposição Amigurumi — técnica japonesa utilizada para criar figuras e personagens feitos com crochê ou tricô. A visitação pode ser feita gratuitamente das 11h30 às 17h30, de terça à sexta-feira e das 8h às 13h, aos sábados. A programação prossegue nos dias 22 e 23, quando acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, das 8h às 16h, na sede da Secretaria à avenida Wenceslau Braz, nº 1.018 – Lagoinha. O tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”.

Nos dias 24 e 31 de outubro, a Secretaria Municipal de Segurança Pública promove a formatura de cerca de 150 alunos do projeto Guarda Mirim. O evento será na Praça dos Imigrantes (em frente a Prefeitura), às 8h. Paraíso será palco, mais uma vez, da Exposição Nacional de Orquídeas, que será realizada de 26 a 28 de outubro, das 9h às 22h, no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (recinto da Expar). Já nos dias 12 e 13 aconteceu na Arena Olímpica João Mambrini, o Festival Mineiro da Juventude (xadrez clássico). Evento similar, encerrando a programação de aniversário da cidade, está marcado para o dia 27, também na Arena, quando ocorre o Torneio Dobradinha de Xadrez, das 9h às 18h.

25 de Outubro — Especificamente no dia em que Paraíso completa 197 anos, a programação especial terá desfile cívico às 8h na Praça da Fonte. Vão se apresentar integrantes de diversos projetos desenvolvidos em secretarias da Prefeitura – entre eles Vida Ativa, ginástica rítmica e esportivos, escolas municipais e estaduais, centros de educação infantil, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, grupo de escoteiros, clubes de serviço, kung fu e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Na parte da tarde, os eventos serão todos na Praça da Abadia – bairro Mocoquinha. Das 13h às 17h, tem Rua de Lazer em parceria com os estudantes de Educação Física da Faculdade Calafiori. No mesmo horário, também acontece Mostra de Cultura paraisense, com apresentação de ternos de congo e moçambique. Às 17h, o Grupo Bacarte de Teatro apresenta a peça “O Rapto das Cebolinhas” — adaptação do clássico literário de Maria Clara Machado. A parte musical começa às 18h, com show do grupo Paraíso em Seresta, Murilo Caetano & Banda e grupo Máfia Nacional (pop rock).