Escola Campos do Amaral homenageia Elenir Novais

03/10/2018

A Escola Municipal Campos do Amaral continua em festa pela premiação da professora Elenir Novais como uma das finalistas no Premio Educador nota 10. Na manhã de quarta-feira, 4, professores, alunos e equipe pedagógica estiveram reunidos, juntamente com o prefeito Walker Américo Oliveira e a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, para mais uma homenagem à educadora.

A diretora da escola Elainy Lisboa,  deu a boas vindas a todos e agradeceu todo apoio e a oportunidade que o prefeito e a administração proporcionam aos educadores. “Temos uma equipe maravilhosa que nos respalda em todos os momentos. Agradeço imensamente ao prefeito Walker, pela presença constante em nossa escola e por nos acompanhar até São Paulo, para juntos, celebrarmos esta conquista tão importante para nossa escola”, falou. Logo em seguida o coral da Escola Estadual Ibrantina Amaral, sob a regência da professora Vanessa Takahashi, apresentou duas canções e a aluna Ana Beatriz cantou especialmente para a homenageada.

A secretária Maria Ermínia falou aos presentes da  emoção de estar ali nesta manhã. “Trabalhei por dez anos aqui nesta escola e tenho um carinho imenso por todos. A Elenir é uma amiga querida que, além de ser uma mulher de Deus, é extremamente competente e dedicada em tudo o que faz. Na sua simplicidade e no amor pelas crianças hoje ela é reconhecida no Brasil e no mundo. Isto prova Elenir que nas pequenas ações transformamos o mundo”, disse emocionada.

O prefeito Walker Américo contou do orgulho que sentiu em ver a educação do município entre as dez melhores do Brasil.” Ao todo foram mais de quatro mil projetos inscritos de 5.500 municípios. É muito gratificante ver nossos professores se destacando no cenário nacional. Vocês estão de parabéns, toda a equipe. Elenir você foi brilhante no seu projeto e o ministro anunciou que os dez finalistas serão condecorados com  a medalha de Ordem Nacional do Mérito Educativo”, salientou.

A professora Elenir Novais agradeceu a todos pelo carinho e homenagem e disse que, ao longo desses últimos dias, teve que aprender a controlar suas emoções para não perder a oportunidade de reconhecer. “Obrigada a todos do fundo do meu coração. Só tenho a agradecer ao prefeito que é um grande amigo da nossa família. Aos colegas professoras que nunca se cansam de ouvir repetidas vezes a mesma história e sempre me apoiarem. Aos alunos deste terceiro ano, tenho certeza que, sempre se lembrarão deste projeto. Eu garanto que vocês sempre estarão no meu coração. Como eu falei a todos, gratidão é a memória do coração. Me lembrarei para sempre desta manhã aqui com vocês. Obrigada a todos”, encerrou agradecida.

Sobre o Prêmio  — Criado em 1998, pela Fundação Victor Civita, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.

Sobre a premiação 2018  — Na noite de segunda-feira, 1 de outubro, foi realizada a cerimônia da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, e um dos mais respeitados no segmento na América Latina. A cerimônia aconteceu em São Paulo e o evento consagrou o professor José Marcos Couto Jr., do Rio de Janeiro (RJ), como o Educador do Ano. Ele encerrou sua fala lendo um texto assinado pelos dez vencedores do Prêmio: “Que poder tem uma voz? Uma voz tem o poder de mudar uma realidade. E se fossem dez vozes? Dez vozes que se levantam para falar a mesma língua e cantar a beleza da diversidade. Vozes que, em uníssono, lançam luz sobre as sombras do preconceito e da invisibilidade. Vozes que percorrem as linhas de fábulas e grandes autores, abrindo o caminho para o conhecimento. São vozes que desbravam o mundo dos números e convidam as famílias a fazer parte deste coro. Em um momento de descaso com nosso patrimônio, estas mesmas vozes nos fazem lembrar que um país que não respeita sua memória está fadado a repetir seus erros. Somos dez vozes, mas hoje somos uma, representando os milhares de educadores deste Brasil. E que esta voz nunca se cale”.

Conheça o Projeto da Professora Elenir Novais
Matemática – Fundamental I
“De cor e salteado”
Escola Municipal Campos do Amaral
São Sebastião do Paraíso, MG

No início do ano letivo, Elenir achava difícil imaginar seus alunos do 3º ano resolvendo contas de cabeça. Eles não abriam mão da conta armada e se confundiam durante o processo de resolução. Além disso, mesmo alcançando resultados sem sentido, não percebiam seus erros: estavam presos a um fazer mecânico. Diante desse cenário, a professora trabalhou propriedades das operações e regularidades do sistema de numeração decimal, dando voz às crianças para que explicassem o que haviam pensado para alcançar o resultado. Elenir também trabalhou com a memorização de resultados. Dessa maneira, a turma passou a confiar mais nas próprias possibilidades de resolução e passou a resolver as propostas de forma que compreendesse o que estava fazendo. Agora, todos lançam mão de outras estratégias, como a decomposição e a sobrecontagem. “Assumi um compromisso e dediquei tempo à minha própria formação para ter condições de atuar eficazmente no processo de aprendizagem dos meus alunos”.

VEJA MAIS FOTOS desta Homenagem em nossa página no Facebok.