Prefeito parabeniza ACS pela pontuação do Pmaq

27/09/2018

No próximo dia 4 de outubro comemora-se o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e para celebrar a data, o prefeito Walker Américo Oliveira reuniu-se com os profissionais que atuam nesta função para parabenizá-los e, também, comentar sobre a ótima pontuação conseguida pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) na avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) do Ministério da Saúde. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira, 27, no anfiteatro do Ceduc e teve também a presença do secretário municipal, Wandilson Bicego.

A coordenadora das USFs, Fernanda Amorim Spósito, abriu a reunião composta por dezenas de ACS e comentou sobre a mobilização de todas as equipes para que se atingissem as melhores notas na avaliação. “É importante ressaltar que 10% das unidades que foram classificadas como 'ótima' no Estado de Minas estão em São Sebastião do Paraíso”, disse. Na sequência, o médico Daniel Tales de Oliveira salientou a força de vontade dos profissionais que não deixam de realizar com dedicação o seu trabalho, mesmo sofrendo críticas em rede social.

O secretário de Saúde Wandilson destacou o número de visitas feitas diariamente pelas 18 equipes nas casas dos paraisenses, incluindo o distrito de Guardinha e comunidade Termópolis — uma média de 2.000/dia. “Tenho certeza de que, com este grande volume de atendimento que fazemos, os elogios são maiores que as reclamações", disse. Ele informou que novos equipamentos estão chegando na área odontológica e, também, o Raio X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um anseio dos participantes, a realização do Prêmio de Incentivo à Melhoria da Atenção Integral à Saúde (Pmais) voltará a acontecer em 2019.

De acordo com o secretário de Saúde, a falta de recursos, principalmente por parte do Governo do Estado, impossibilitou que a Prefeitura fizesse a premiação este ano. “Acreditamos que em maio de 2019 faremos o primeiro pagamento, e serão dois no próximo ano e de forma igual para todos”, ressaltou. Para isso, a lei que criou o prêmio será modificada e a proposta precisa passar pela aprovação da Câmara.

O prefeito Walker parabenizou as equipes pelo desempenho, incluindo profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Vamos andar juntos, pois somos uma família, estamos cuidando das pessoas com todo carinho, uma vez que os Agentes prestam relevantes serviços em busca de uma saúde melhor e com qualidade de vida”, reforçou. “Apesar das dificuldades, estamos conseguindo avançar, pois, atualmente, a nossa UPA é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, também a nossa Santa Casa vem se recuperando financeiramente para melhor atender a população local e regional, os serviços continuam com as portas abertas e funcionando plenamente”.

O prefeito também destacou os recursos na ordem de R$ 3,8 milhões conseguidos em Brasília para realizar cirurgias de catarata em inúmeros pacientes de Paraíso e região, que pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, o que, segundo ele, vai buscar atender toda a demanda reprimida nesta questão. Ao final, o médico da Santa Casa, Flávio Diogo Vilela, comentou que o atendimento em saúde da nossa população começa na ponta com os Agentes Comunitários que vem fazendo excelente trabalho com os pacientes diabéticos, hipertensos, entre outros, orientando as famílias para que cuidem bem de sua saúde. “Vocês são a base para o sistema funcionar e este trabalho é fundamental”. Destacou, ainda, a importância da Santa Casa em Paraíso, em especial, o Hospital do Coração. Segundo ele, além dos atendimentos de consultas, também são realizadas, em média, de 30 a 40 cirurgias/mês, o que demonstra a importância de manter o atendimento de cardiologia na cidade, dando tranquilidade ao povo de Paraíso e região. “O trabalho político é fundamental para que estes e outros serviços continuem na Santa Casa, pois caso contrário, corremos o risco de perdê-los”, finalizou.