Professores formulam propostas de melhoria da BNCC

19/09/2018

Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, das redes municipal e estadual de ensino, se reuniram na segunda-feira (14), na Escola Estadual Clóvis Salgado em São Sebastião do Paraíso. O encontro foi mais uma oportunidade de discutir o documento que determina as competências, habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas por todos os alunos durante cada uma das etapas da educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os professores foram divididos por disciplinas com a participação de cerca de 450 profissionais. O superintendente da 35ª Regional de Ensino, Alípio Mumic Filho, destacou que as 16 cidades que abrangem sua jurisdição estavam representadas. O grande número de inscritos, segundo ele, mostrou que os professores estão motivados em poder contribuir de forma efetiva para a construção e adaptação da BNCC. “Nem tudo que está no documento atual é o que traduz a necessidade de professores e alunos. Esta discussão é importante para que daqui saiam propostas que realmente nos representem”, falou.

Conforme explica Alípio, durante o dia foram realizadas discussões, estudos e trabalhos com professores. Depois houve a elaboração de um documento que será enviado para Belo Horizonte. “Trouxemos as discussões para os professores e complementamos o documento base que nos foi enviado da proposta para Minas Gerais”, observa.

A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, ressaltou que a Base tem caráter normativo e democrático, com o objetivo de promover igualdade e equidade da qualidade da Educação Básica no País. “Foi homologada em 2017 e orienta a elaboração dos currículos, além de definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica, com seus direitos de aprendizagem assegurados pelos três marcos legais: Constituição Federal, Lei de Diretrizes Básicas e Plano Nacional de Educação”, ressaltou.

Entenda a BNCC  —  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.