Alunos visitam Parque da Serrinha

12/07/2018

Um grupo de alunos do Colégio Galileu, de São Sebastião do Paraíso realizou na quarta-feira, 11 de julho, uma visita ao Parque Municipal “Águas da Serrinha”.  Eles tiveram a oportunidade de participar de uma aula ministrada pela fiscal de Meio Ambiente, Mônica Rodrigues, quando conheceram detalhes sobre a flora e a fauna existentes no local. “É um trabalho muito importante que realizamos com todas as escolas, recebemos estudantes de outras cidades, inclusive do estado de São Paulo”, destaca a instrutora.

Durante a permanência no parque as atividades são desenvolvidas em três etapas. Inicialmente os alunos vão para a sala de instrução onde participam de uma aula. Na oportunidade são passadas informações sobre a criação do parque a partir de uma doação feita ao município em 1988. O local possui 190 mil metros quadrados, sendo que, desde 2007, foi construído um galpão com sala de aula, sanitários, depósito, além de um espaço para lanche e um parquinho de recreação.

Conforme a fiscal Mônica, da fauna existente no local, é comum as pessoas se depararem com animais como pássaros, micos, quati, tatu, jaratataca e cobras, entre outras espécies. Em relação à flora, há uma grande variedade de plantas com destaque para o jequitibá, a paineira rosa e a embaúva. “Abordamos na aula detalhes sobre a preservação do solo e do meio ambiente e de tudo que o ecossistema representa, principalmente a nascente de água que torna-se um manancial e ajuda no abastecimento da cidade”, conta.

Para o estudante Paulo José José São Julião Evangelista, ter conhecido o parque foi um grande experiência. “Gostei muito de ter vindo aqui conhecer o parque, eles explicam muito bem sobre o que existe aqui, como começou e foi criado”, comenta. A aluna Lais Ramos Borges disse que chamou atenção ter podido ver os macacos nas árvores. “Gostei de tudo de saber e ver os animais e as plantas”, conta. Paulo classifica como um “privilégio” ter se deparado com os micos e anunciou que pretende voltar mais vezes. Laís salientou que, do seu aprendizado, destaca que não se deve cortar, queimar ou jogar lixo no parque e sim preservar o meio ambiente.

Conforme a professora Quênia Cristina Nogueira Rodrigues, a aula presencial tem uma importância muito grande para o aprendizado dos alunos. “Eles assimilam e aprendem muito mais, é algo que fica registrado e eles vão levar para o resto da vida”, acrescenta. Tudo o que foi falado durante a aula da visita ao parque, foi assunto do conteúdo de Ciências que os alunos vivenciaram na sala como os tipos de plantas e a importância da preservação do solo. “Depois da teoria, eles vivenciaram todo o conhecimento em prática, isso é muito rico”, finaliza.

Ainda de acordo Mônica, qualquer estabelecimento de ensino pode solicitar uma visita ao Parque da Serrinha. “Basta fazer o agendamento na Prefeitura ou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Fazemos o acompanhamento e é uma visita importante para adquirir novos conhecimentos, para um passeio e é de graça”, finaliza. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3531-5488, no período de 8h às 11h e das 13h às 17h.

fotos: Roberto Nogueira