Minas ao Luar acontece neste sábado, dia 7

04/07/2018

São Sebastião do Paraíso recebe no próximo sábado, 7 de julho, mais uma edição do “Minas ao Luar”, um dos eventos de música mais tradicionais de Minas Gerais. Os shows nesta apresentação são de Gabriel Sater, com participação de Tadeu Franco, e terá a abertura do grupo Paraíso em Seresta. A entrada é gratuita e o evento que valoriza a música raiz acontece no estacionamento do Parque de Exposições, a partir das 20h. A promoção é do Serviço Social do Comércio (Sesc), integrado ao sistema Fecomércio e com o apoio da EPTV Sul de Minas e da Prefeitura,

Iniciativa do Sesc, o Minas ao Luar é uma das ações de maior incentivo à música nacional. Em uma nova fase, com variedade de ritmos e estilos, a iniciativa continua percorrendo todo o território estadual promovendo grandes encontros artísticos e fomentando a música brasileira. Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações em diversos municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público
superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD “Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium”, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente.

Sobre as atrações — Gabriel Sater é filho do violeiro Almir Sater, e herdou o dom artístico do pai, seguindo os seus passos no caminho musical. Intérprete, instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, o jovem artista nasceu em São Paulo, foi criado no Mato Grosso do Sul e tem como inspiração a convivência desde a infância com a família e com nomes da música sertaneja, como Renato Teixeira e Sérgio Reis. A sua influência mescla a sonoridade de gêneros como MPB, folk, rock, blues, jazz, música regional, sertanejo raiz e música latino-americana. Aos 37 anos, Gabriel tem no currículo três discos lançados e mais de 80 composições criadas em parcerias com ícones da música como Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Gurabyra), Ney Matogrosso, Zezé Di Camargo e Luciano, Lucy Alves Paulinho Pedra Azul, entre outros. O artista também já atuou em novela da TV Globo, quando deu vida ao personagem Viramundo, na obra “Meu Pedacinho de Chão”, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Participou também dos filmes “Malasartes e o Duelo com a Morte”, dirigido por Paulo Morelli, com Isis Valverde, Leandro Hassun, Jesuíta Barbosa e Vera Holtz no elenco, e “Coração de Cowboy”, do diretor Gui Pereira, ao lado dos atores Jackson Antunes e Thaila Ayala.

Tadeu Franco é artista mineiro de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha e começou a cantar na infância. Foi na mesma época que ganhou um acordeão, mas optou pelo violão que se tornou seu companheiro em apresentações até os dias atuais. Em 1979, já morando em Belo Horizonte, deu o pontapé inicial na carreira ao participar do projeto “Fim de Tarde” no Palácio das Artes. Posteriormente, se apresentou em lugares emblemáticos como no Ginásio do Ibirapuera (São Paulo), no Mineirinho, e no Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte). Tadeu gravou ao lado de Milton Nascimento e Simone a música “Comunhão”, do próprio Milton e Fernando Brant. Em 1984, lançou o disco “Cativante”, com produção e direção de Milton, arranjos de Wagner Tiso e Túlio Mourão. Foi premiado em festivais de Boa Esperança, Juiz de Fora, Avaré e Lambari.

O grupo Paraíso em Serestra é paraisense e tem seis anos de formação. É inspirado nos anos 20, com um repertório considerado versátil, pois apresenta desde MPB até músicas internacionais. O quinteto é formado por Angela Pascoal Cardoso (voz), Sílvia Pessoa Rodrigues (voz), Artur Henrique Cardoso (baixolão e voz), Guelfo Colombo Neto (violão e voz) e Nelson Duarte (gaita-ponto, voz, percussão).