Cidade Viva promove coleta de sangue nas USFs Vila Mariana e Estação

03/07/2018

Usuários das Unidades de Saúde da Família Olívia Candiani Bérgamo (Vila Mariana) e Vereadora Maria Aparecida Pimenta Pedroso (Estação) realizaram no último sábado, 30, o mutirão de coleta de sangue. Nos dois locais juntos foram agendados 300 exames, que integram o mutirão que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso dentro do programa Cidade Viva. No município existe uma demanda de 4.780 pessoas em uma fila de espera que estão sendo atendidas com a realização dos exames.

Como tem ocorrido em todas as USFs onde o mutirão é realizado, o trabalho envolve a participação de dezenas de profissionais. A turma começa a se mobilizar por voltadas seis horas da manhã na preparação dos locais e na organização do trabalho. O atendimento começa por volta das 6h30 da manhã com o acolhimento logo na recepção, onde os pacientes recebem uma senha. Em seguida, é feito o preenchimento do cadastro e na sequência eles passam pela coleta. Na saída, ainda foi possível tomar um café para quebrar o jejum.

Sandra Aparecida Amaral foi uma das pessoas que participou do mutirão e elogioua iniciativa. “Está muito bem organizado, sem filas e sem tumulto”, comenta. Ela disse que há três meses aguardava para fazer o exame em função de alguns acompanhamentos que estão sendo feitos relacionados aos índices de colesterol e da tireóide. “Foi bem rápido aqui e quando for possível tem de haver mais vezes”, observa.

Para Rafaela Correa Viana, a coleta de sangue foi para exames de rotina. “Deu tudo certo, as meninas aqui nos atendem muito bem e não é só hoje não”, afirma. Ela gostou também da dedicação do pessoal da USF Vila Mariana. “Até um café com bolachas está sendo oferecido aqui isso é muito bom, todos estão de parabéns”, acrecenta Rafaela.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foram agendadas 150 coletas de sangue para exames laboratoriais em cada uma das unidades Vila Mariana e Estação. A iniciativa vem de encontro com uma demanda que estava represada desde novembro do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde tem uma lista com 4780 pessoas que aguardam para a realização de aproximadamente 30 mil exames laboratoriais de sangue, fezes e urina. No total, estão sendo investidos R$ 120 mil. Os novos pedidos de exames entrarão na rotina do mês para evitar a formação de filas de espera. Esta é a quarta ação deste tipo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o lançamento do Cidade Viva. A expectativa da Prefeitura é zerar a demanda até o final do programa.