Prefeitura construirá creche no Alto Bela Vista

29/06/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso anunciou que pretende iniciar, ainda neste ano, a construção de um centro municipal de educação infantil na região do bairro Alto Bela Vista. O prefeito Walker Américo Oliveira, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos e a engenheira Marina Eleotéria Leite, visitaram o terreno que possui mais de três mil m² e que deverá receber investimentos de R$ 1,8 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Vamos atender o pessoal desta região da cidade que possui uma grande demanda e ao mesmo tempo aliviar as outras unidades”, disse o prefeito.

A construção será uma obra em parceria entre a União e o Município que deverão celebrar um convênio. Os recursos são provenientes do FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. De acordo com a engenheira Marina, trata-se de um projeto Proinfância tipo 1, modelo padrão de educação infantil. "Teremos um prédio com capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos, ou 188 crianças em período integral", descreve.

Para a construção é exigido um terreno retangular com medidas de 40m de largura por 60m de profundidade e declividade máxima de 3%. "Temos esta área localizada entre as ruas Sebastião Batista com a Noraldino de Paula, aqui no Alto Bela Vista que vai atender as nossas necessidades neste projeto, com investimento da União de R$ 1.819.026,65. A Prefeitura entrará com mais R$ 500 mil, a terraplanagem e outras obras de infraestrutura", anuncia o prefeito.

Conforme a secretária de Educação, Maria Ermínia, o objetivo é atender ao máximo a demanda existente. "Temos cerca de 300 crianças em fila de espera e a construção de uma creche aqui terá outras benefícios", aponta. A medida evitará o deslocamento de crianças e pais que moram do outro lado da rodovia. "Vamos acomodar o maior número delas aqui e ainda desafogar as outras unidades que estão superlotadas possibilitando a abertura de novas vagas", afirma o prefeito.

O terreno onde será feita a construção fica próximo a rodovia BR-491 e possui 3.319,75m². Já a área construída será de 1.514,30m². O projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. Foram levadas em consideração as diversidades que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais.

Mais uma — A secretária de Educação e o prefeito anteciparam que existe outro projeto de construção de creche no município, no bairro Veneza. “Estamos trabalhando par viabilizar mais esta construção, embora vai depender da existência de recursos para a contrapartida”, anuncia. A construção será em um terreno de 3.542,65m² e terá o mesmo modelo do  projeto Proinfância padrão do FNDE e do MEC, com a mesma capacidade de atendimento. A estimativa é de que esta obra seja avaliada em R$ 2.287.497,41 e ficará próxima à escola municipal Hilda Borges Pedrosa em um terreno entre as ruas Silvio Gubilei e José Marcolini.

O prefeito Walker disse que pretende manter a qualidade e a eficiência das escolas municipais. “Temos ótimas escolas na rede e tudo de bom começa pelas creches, depois chega às nossas escolas, por isso temos até pessoas tirando filhos do particular para matricular nas nossas escolas”, comenta. Ele acrescenta que deve esta condição à eficiência e dedicação dos professores e servidores da educação no município.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) foi criado pelo Governo Federal e faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A iniciativa visa aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da educação. O programa, além de prestar assistência financeira aos municípios, com caráter suplementar, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.

fotos: Denis Menezes