Divulgada campanha de vacinação animal

20/06/2018

A campanha de vacinação antirrábica — que abrange cães e gatos, será realizada a partir do próximo dia 2 de julho em São Sebastião do Paraíso. O anúncio foi feito durante reunião mensal do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, na quarta-feira, dia 19, quando foram deliberados, entre outros assuntos, as ações desenvolvidas no setor — que passa por estruturação para prestar um melhor atendimento à comunidade.

A reunião foi realizada no setor de Vigilância em Saúde. Nas próximas semanas deverá começar uma campanha de divulgação sobre as ações do Conselho e a necessidade da população ajudar na defesa dos animais, seja acolhendo ou adotando e, ainda, pela conscientização do que cada pessoa pode contribuir. Conforme o conselheiro Flávio Silva, o apoio dos meios de comunicação é de fundamental importância para que as informações cheguem até as pessoas.

O principal assunto debatido no encontro foi a campanha de vacinação. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, a programação já está pronta e definidos datas, horários e locais onde haverá o atendimento.  “Temos a previsão de vacinar cerca de 10.500 cães e 1.050 gatos. O proprietário ou o tutor deverá levar o animal ao local de vacinação e não será dada a vacina para ser aplicada em casa, já que ela deve ter a temperatura monitorada”, esclarece.

De acordo com Daniela, o atendimento na zona rural deverá abranger mais de 26 localidades. Já na cidade foram reservados os quatro sábados de julho para que os cães e gatos sejam vacinados. No dia 7, a vacinação acontecerá no Posto de Puericultura, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, CMEI Emiliana Fagundes de Souza (bairro Rosentina), E. E. Paula Frassinetti, porta da E. M. Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza), USFs São Judas, Veneza e São Sebastião. No dia 14, além do Posto de Puericultura, as equipes de atendimento estarão nas USFs Santa Maria, Verona, San Genaro, Vila Formosa, Lagoinha, além do Estádio 1º Maio (campo do Operário) e praça do bairro Morumbi. No dia 21 de julho ocorrerá vacinação na Igreja Deus é Amor (bairro Cidade Industrial), nas USFs Cidade Industrial (Alto Bela Vista), Jardim Alvorada, Jardim Planalto, Praça do Parque Belvedere (em frente a Setpar) e na quadra do Parque São Francisco. No dia 28 o atendimento será nos condomínios Cachoeira e Campo Alegre e na USF no distrito da Guardinha.

Ainda durante o encontro foram tratados outros assuntos, como a continuidade das ações voltadas para a revisão do Regimento Interno — assunto em análise por uma subcomissão do Conselho. Também está sendo organizado um trabalho institucional para que seja ofertado um atendimento básico para animais abandonados, feridos, vítimas de atropelamentos e de outras situações. Por último foi abordado sobre a grande existência de animais soltos às margens de grandes avenidas e sobre a necessidade de se ter um local para que os mesmos possam ser recolhidos e bem cuidados.

Na zona rural, a vacinação acontecerá nos seguintes locais e proximidades: dia 2 – Varões, dia 3 – fazendas às margens da Rodovia MG 050, dia 4 – Itaguaba, dia 5 – Lagoa Preta, dia 6 – Itaguaba, dia 9 – Antinha, dia 10 – Volpes, dia 11 – Leão de Judá, dia 12 – Palmeiras, dia 13 – Sêniros, dias16 e 17 – Pimentas, dia 18 – Sapé e toda extensão da estrada da Guardinha, dia 19 – fazendas da região da Guardinha, dia 20 – estrada da Guardinha (sentido BR 265), dia 23 – Morro Alto, dia 24 – Rocinha, dia 25 – Faxina, dia 26 – Marques, dia 27 – Taquaral, dia 30 – Ipoméia, dia 31 – Taboca. No mês de agosto, a ação prossegue no dia 1º – Matrinchã, dias 2, 3 e 4 – Morro Vermelho, dia 6 – Fundão, dia 7 – Termópolis, dia 8 – Queimada Velha, dia 9 – Água Limpa e dia 10 – fazendas às margens da Rodovia BR 265 sentido Jacuí.

fotos: arquivo Comunicação