Biblioteca Municipal adota novo cartão para o leitor

15/06/2018

A Biblioteca Municipal professor Alencar Assis, no centro de São Sebastião do Paraíso, está passando por modernização e substituindo as fichas manuais para anotar empréstimo de livros por um novo cartão com código de barras. O sistema de controle visa economizar a confecção das antigas carteirinhas e facilita o atendimento. A troca será realizada gratuitamente para os usuários.

O prefeito Walker Américo Oliveira esteve na biblioteca na manhã de sexta-feira, 15 de junho, acompanhado dos secretários municipais Emerson Ramos de Melo (Esporte, Lazer e Cultura), Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos (Educação) e Miguel Félix de Souza (Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil). Ele percorreu as dependências do local, viu as necessidades para melhorar o atendimento e ficou satisfeito pela forma que as atividades são conduzidas pelos funcionários, sendo quatro efetivos e dois estagiários. Todos passaram por treinamento para se adequar ao novo sistema, aperfeiçoar a rotina e a prestação do serviço.

Um dos problemas relatados pelos funcionários é a falta de computadores para atendimento ao público. A Prefeitura está com processo de licitação em andamento para aquisição de 400 novas máquinas. Parte delas será para a Secretaria Municipal de Educação que, posteriormente, fará a doação de oito equipamentos substituídos para a biblioteca.

O cartão com código de barras terá validade de dois anos e, para renovar, o usuário deve apresentar o cartão vencido, um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço. Em caso de perda ou dano, será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para emissão da segunda via. Cada livro terá uma papeleta fixa onde será marcada a data para devolução.

Dados — A Biblioteca Municipal iniciou suas atividades em Paraíso em 1949 e é referência regional de acordo com avaliação do Conselho Nacional de Bibliotecas (CNB). Atualmente possui 4800 leitores cadastrados, sendo 1500 ativos e tem um acervo de 28 mil livros sobre os mais diversos temas, devidamente classificados nas prateleiras por assunto. Parte deles está sendo catalogada no computador para facilitar a localização. Futuramente, o Departamento Municipal de Cultura — responsável pelo local, pretende implantar chips nos livros para evitar furtos. Quando o usuário não devolve o livro dentro do prazo determinado (sete dias), ele é notificado e paga multa. O local também disponibiliza internet gratuita para os usuários. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

fotos: Denis Menezes