Prefeitura vai substituir cilindros de oxigênio

14/06/2018

A partir deste mês de junho, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inicia com cerca de 50 pacientes a substituição dos cilindros de oxigênio por um aparelho concentrador. Nos dias 16 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra no teatro com usuários, médicos e agentes de saúde com a Air Liquide, empresa vencedora da licitação e que fornecerá os equipamentos de oxigenoterapia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, a medida vai beneficiar primeiramente os usuários que fazem uso contínuo do oxigênio. “A mudança será de forma gradativa até que todos estejam com o novo equipamento”, afirma. Durante as palestras em maio, a representante da empresa Air Liquide, Jéssica Mitidieri, esclareceu dúvidas e explicou aos presentes como funciona o concentrador e a maneira adequada dos pacientes fazerem a manutenção e a limpeza.

O novo equipamento adquirido pela Prefeitura foi concebido para fornecer oxigênio suplementar a pessoas que necessitem deste tipo de terapia. Ele vem com rodinhas que facilitam o transporte, tem design compacto e ocupa menos espaço (não chama tanta atenção). Também não necessita de troca dos filtros e possui plataforma para garrafa umidificadora para maior flexibilidade. O aparelho produz oxigênio concentrado a partir do ar ambiente com baixo consumo de energia.

Mesmo com a substituição, a Secretaria de Saúde vai manter um cilindro reserva (backup) na residência de cada usuário para casos de transporte de um local a outro, falta de energia ou falhas no equipamento. Cada paciente terá direito até duas trocas por mês. A empresa Air Liquide também disponibilizará um telefone 0800 para esclarecimentos de dúvidas, pedidos de manutenção ou envio de peças.

Energia — Segundo informou Jaqueline Aparecida Silva Queiroz, da Ouvidoria Municipal de Saúde, as famílias dos pacientes que terão os cilindros substituídos passaram por treinamento e foram orientadas a procurar o serviço social da Prefeitura para fazerem o Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ele é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda permitindo, por exemplo, a concessão dos benefícios do cartão Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida e a Tarifa Social de água e energia elétrica, permitindo uma conta de luz mais barata aos pacientes que utilizam o concentrador.

fotos: Adriano Rosa