Reunião avalia falta de combustíveis em Paraíso

28/05/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira esteve reunido na tarde de segunda-feira, 28, com membros da equipe de governo e também com lideranças de vários segmentos do município. Na oportunidade, eles debateram sobre os efeitos da crise da falta de combustíveis na cidade, motivada pela paralisação dos caminhoneiros e que já dura mais de uma semana. “A minha preocupação é com a coleta de lixo, com os alunos sem aulas, com os pais destes estudantes e do que poderá vir pela frente, sem tirar as razões do movimento”, disse Walker.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura, quando representantes de cada setor pode relatar como está o funcionamento do serviço desde que foi iniciada a paralisação dos caminhoneiros. O secretário de Saúde Wandilson Bícego foi o primeiro a se manifestar. Ele falou ter conseguido autorização junto a um posto da cidade para abastecimento de ambulâncias e dos carros que prestam serviço no setor. “No entanto, a nossa dificuldade é com os profissionais que vem de outras cidades. No domingo ficamos sem pediatra, estamos com dificuldades com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que não conseguem chegar ao trabalho por falta de combustível”, anuncia.

Já a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, disse que as aulas estão suspensas nesta semana, mas as atividades estão mantidas nos Centros Municipais de Educação Infantil até quarta-feira, dia 30. “Podemos ter dificuldades com os alimentos, então, garantiremos o atendimento até nesta data e teremos novo planejamento para os dias a seguir”, avaliou. O prefeito Walker demonstrou preocupação em relação à suspensão das aulas. “Temos cerca de 300 alunos que estudam em tempo integral, tem pais que não tem com quem deixar os filhos, são obrigados a faltar do trabalho e se a paralisação persistir, não sabemos se haverá combustíveis ou se teremos alimentos nas creches e como ficarão estes pais”, indaga.

Em relação ao transporte coletivo, o representante da empresa Cidade dos Ipês, Fabiano Picirillo, anunciou que a partir desta terça-feira, 29, poderá adotar horário reduzido em algumas linhas caso não consiga a liberação de um caminhão de combustível já adquirido pela empresa e que está retido em um posto da cidade. O detalhe é que manifestantes estão impedindo a saída do veículo do local. Se não houver abastecimento, o serviço poderá parar de funcionar na sexta-feira, 1º de junho. Já a coleta de lixo, segundo Joanísio de Souza Ferreira, responsável pela empresa Consita, não sofrerá alterações. ”A coleta será normal em toda a cidade, as pessoas podem colocar o lixo na rua nos dias e horários habituais”, acrescenta. Já a coleta seletiva teve o serviço paralisado até que a situação volte ao normal.

Os representantes das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros disseram que estão com as viaturas abastecidas. No entanto, os serviços administrativos, investigativos e diligências estão suspensos nestas repartições. “A prioridade é atender as urgências e emergências”, anuncia o tenente PM, José Marcos de Faria, comandante da 95ª Companhia de Polícia Militar. O delegado regional Fernando Augusto Bettio, disse que a Polícia Civil está atendendo apenas os casos de perícia na região e situações mais graves.

O prefeito indagou sobre a possibilidade de escolta de um carregamento de combustível para a frota da prefeitura entre Passos e Paraíso. O tenente Marcos anunciou que a solicitação deve passar por um comitê da Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo Walker, caso consiga trazer o produto já licitado, haverá maior tranquilidade e poderá ter a retomada das aulas na próxima segunda-feira. “Vamos tentar esta alternativa para solucionarmos esta adversidade”, diz.

Outra medida que deverá ser adotada pela administração é a edição de um decreto municipal para assegurar que o carregamento de combustível que chegar na cidade seja priorizado para o abastecimento de veículos oficiais do município. O documento foi lançado no final da tarde de segunda-feira. O prefeito também manifestou intenção de, através de uma comissão, reunir-se com lideranças dos manifestantes para pedir a liberação de veículos do município que estão retidos e também o carregamento de combustíveis para os carros oficiais da Prefeitura para que os serviços essenciais sejam mantidos. O encontro deverá ocorrer possivelmente nesta terça-feira, 29.

VEJA AQUI o Decreto 5141 que trata da situação de Calamidade Pública.

fotos: Denis Menezes