Prefeitura realiza festa da Congada em Guardinha

25/05/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Associação Folclórica das Escolas de Samba (Afessp) e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura realizam neste fim de semana (25, 26 e 27 de maio) a tradicional Festa da Congada e Moçambique no distrito de Guardinha. Os festejos contam com show, missa nos dois dias, além de bingo, leilão de prendas e serviço completo de bar. O levantamento das Bandeiras dos Santos Padroeiros da Congada: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos e Santa Izabel aconteceu no dia 19.

A festa da Congada no distrito é centenária e a cada ano atrai um número maior de pessoas. Motivados pela fé e tradição, os ternos de congo e moçambique se apresentaram mostrando a força do folclore regional, com o reconhecimento da  comunidade de Guardinha. No sábado se apresentam ternos da própria localidade e no domingo, a partir das 13h, haverá também a presença e participação de ternos de congo e moçambique de São Sebastião do Paraíso: Anjos de São Benedito, Canários Paraisenses, Ipiranga, Novo Milênio e Xambá (congo) e Santos Dumont e Zambiê de Angola (moçambique).

Este ano a Prefeitura repassou à Afessp R$ 20 mil para a realização da festa, o que inclui a infraestrutura e repasse aos ternos. Os desfiles acontecem em frente à igreja do Senhor Bom Jesus, na praça José Alves de Souza Faleiros. No sábado, a missa será às 19h. Logo em seguida haverá show com a dupla Robson & Ricardo. No domingo, se apresentam DJ Coruja e a dupla Rodrigo Reis & Everaldo. A missa será às 10h e as apresentações dos ternos se encerram às 19h. Toda a renda da festa será em prol da reforma do salão paroquial do distrito.

fotos: Denis Menezes (arquivo Comunicação)