Prefeitura assume dívida da Santa Casa com fornecedor

18/05/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso assumiu uma dívida da Santa Casa com um fornecedor de órteses e próteses cardíacas. O valor pago à empresa será abatido do saldo devedor que o município tem com o hospital. A medida vai evitar a paralisação no fornecimento dos materiais e prejuízos no atendimento à população.

A Santa Casa de Misericórdia poderia ficar sem o fornecimento de órteses e próteses cardíacas, devido a uma dívida que acumulou com a empresa fornecedora, a Vitória Hospitalar, de Vitória (ES), de 2014 a 2016. Após a intervenção, ocorrida há um ano meio, a nova administração do hospital passou a pagar somente o passivo para a empresa, deixando em aberto a dívida de R$ 1,9 milhão.

Desde dezembro de 2016, a Prefeitura é a responsável pela intervenção da Santa Casa. Com o objetivo de auxiliar a instituição e encontrar uma solução para o problema, ela assumiu a dívida com a empresa, negociando diretamente a forma de pagamento e o valor devido. Com credibilidade, o município conseguiu um abatimento de 15% na dívida, passando ao valor de R$ 1.650.000,00.

Na tarde de quinta-feira, 17, o prefeito Walker Américo, os secretários municipais de Saúde, Wandilson Bícego, e Planejamento e Gestão, Alfredo Dias da Silveira, e o procurador do município, Nilo Kazan Oliveira, se reuniram com o interventor da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, e com representantes da empresa fornecedora de órteses e próteses, para formalizarem a negociação.

Como destaca o prefeito, além de abater parte da dívida do município com a Santa Casa, a negociação vai permitir a continuidade do fornecimento de materiais por parte da empresa, sem causar prejuízos no atendimento dos serviços de cardiologia. “Esta dívida era um problema que vinha se arrastando, motivo de várias discussões entre a instituição e o fornecedor, e agora nós temos a oportunidade de ajudar a resolver esta questão. A Prefeitura está cumprindo com a sua obrigação, com seus compromissos e vem mostrando que está sendo bem gerida, quitando boa parte da dívida que tem com a Santa Casa, além do que vem pagando de parcelamento mensal. Hoje, podemos dizer que estamos com um passivo muito menor do que os R$ 5 milhões que havia de dívida com a Santa Casa no início do mandato. Esta negociação é uma vitória para a Prefeitura, para a Santa Casa e para a empresa que esperava receber os atrasados”, destaca o prefeito.

O documento que irá formalizar a negociação ainda está em fase de elaboração no departamento jurídico da Prefeitura. Depois de pronto, ele será analisado pela empresa credora e seguirá para aval do Ministério Público.