Cidade Viva atende população com coleta de sangue

15/05/2018

No sábado, 12, o programa Cidade Viva atendeu 254 pessoas com a realização de exames laboratoriais, na Unidade de Saúde da Família (USF) Caic II e III, no bairro São Sebastião. A ação vem de encontro com uma demanda que estava represada desde novembro do ano passado. No total, foram agendados exames para 300 pessoas. O percentual de ausentes foi de 15%.

O trabalho começou às 6h30 e envolveu 33 profissionais da área da saúde, que atuaram no acolhimento aos pacientes, na recepção, na coleta de sangue, limpeza da unidade e como motoristas para encaminhar os exames até a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, o número de pessoas que compareceu corresponde a aproximadamente 1500 exames realizados. “Somente nesta unidade nós tínhamos 480 pessoas na fila de espera. Os 180 que não puderam ser agendados para este final de semana serão atendidos na próxima coleta de exames do programa Cidade Viva, que acontecerá em 15 dias”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde tem uma lista com 4780 pessoas que aguardam para a realização de aproximadamente 30 mil exames laboratoriais de sangue, fezes e urina. A expectativa da Prefeitura é zerar a demanda até o final do Cidade Viva. No total, estão sendo investidos R$ 120 mil. Os novos pedidos de exames entrarão na rotina do mês para evitar a formação de filas de espera.

A coordenadora das USFs, Fernanda Amorim Spósito Scarano, explica que esta ação vai agilizar o atendimento aos pacientes, que, até então, estavam sem diagnóstico pela falta de exames. “Nós deslocamos uma equipe grande de profissionais para atender a demanda que estava agendada. Em menos de duas horas todas as coletas foram feitas com sucesso. O mesmo trabalho será realizado em outras unidades, conforme o cronograma do Cidade Viva”, enfatizou.