“Cidade Viva” faz balanço da primeira semana de ações

15/05/2018

Na última segunda-feira, 7, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deu início ao programa “Cidade Viva”, promovendo ações conjuntas a serem desenvolvidas em todo o município, que foi dividido em 12 setores. Os trabalhos começaram pela parte baixa da cidade, envolvendo os bairros Azul Ville, Conjunto Santa Rita, Jardim das Acácias, Jardim Diamantina, Loteamento São Sebastião, Nascente do Paraíso, Parque Industrial 2, Parque São Judas Tadeu, Residencial Vila Verde, Santa Tereza e Veneza.

O “Cidade Viva” envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Segurança Pública. O prefeito Walker Américo Oliveira esteve no lançamento das atividades e comentou que o objetivo é manter a cidade organizada, limpa e segura. Durante as atividades – previstas para acontecerem até o fim do ano, a Prefeitura realizará poda de árvores, pintura e manutenção de guias e sarjetas, prevenção contra a dengue, retirada de veículos abandonados em vias públicas, coleta de sangue nas Unidades de Saúde da Família, além de mutirão de limpeza em terrenos públicos e particulares.

Especificamente nesta primeira semana, os trabalhos foram concentrados nos bairros Santa Tereza e São Sebastião e o balanço feito pela administração foi positivo. Em ambos os locais, a Prefeitura efetuou atendimento de diversos protocolos feitos por moradores que solicitavam, por exemplo, operação tapa-buracos e podas de árvores. Guias e canteiros também tiveram atenção especial, com roçada, pintura e sinalização de solo, inclusive nas avenidas Manoel Cândido Filho e vereador Alfredo Campolongo.

A reparação de iluminação pública passou por verificação pelas equipes, com visita de inspeção nos onze bairros desta primeira região. Foram manutenidos 14 pontos do sistema, substituição de onze globos e o mesmo número de lâmpadas na Praça dos Ferroviários. Todos os trabalhos prosseguem agora no Jardim das Acácias, Diamantina, Nascente do Paraíso, Parque Industrial 2 e São Judas, encerrando este setor.

Exames — O programa “Cidade Viva” atendeu 254 pessoas com a realização de exames laboratoriais na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Sebastião. Vários pedidos estavam parados desde novembro do ano passado e, no total, foram agendados exames para 300 pessoas. O trabalho começou às 6h30 e envolveu 33 profissionais da área da saúde, que atuaram no acolhimento aos pacientes, na recepção, na coleta de sangue, limpeza da unidade e como motoristas para encaminhar os exames até o hospital da Santa Casa. O número de pessoas que compareceu corresponde a 1.524 exames realizados.

Terrenos — O prefeito Walker assinou um decreto que dispõe sobre mutirões de limpeza realizados pelo município em imóveis passíveis de proliferação de vetores, doenças e outros agravos. O documento estabelece que, na situação de perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e da zika, os Agentes de Endemias podem, inclusive, entrar com ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o seu acesso.

De acordo com o prefeito, os moradores estão sendo orientados e convidados a, também, fazerem a sua parte mantendo o local limpo. Outra medida adotada pela administração é em relação às praças de cada setor. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará o levantamento (inventário) de todas elas, verificando as árvores em situação de risco e outros detalhes específicos, como jardinagem e iluminação.