Prefeito participa de reunião do Samu em Brasília

10/05/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira, 2º vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul/ Samu), o maior Samu do Brasil, esteve nesta quarta-feira, 9, em Brasília (DF), juntamente com a diretoria da entidade, reivindicando junto ao Ministério da Saúde a renovação da frota de ambulâncias. A reunião foi acompanhada pelo deputado federal Carlos Melles e também participaram da comitiva o presidente do Cissul, prefeito Rodrigo Aparecido Lopes (Andradas), 1º vice-presidente Augusto Hart Ferreira (São Sebastião da Bela Vista), Rafael Simões (Pouso Alegre) e Luís Fernando Tavares (Campanha). O secretário executivo do Cissul, Jovane Ernesto Constantini também esteve presente, e o encontro foi fortalecido com a participação do presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira.

Atualmente, o Cissul/Samu conta 44 viaturas, com mais de três anos de uso. Os representantes do Consórcio solicitaram a renovação da frota e a cessão de sete reservas técnicas, conhecidas por Unidades de Suporte Avançado (USA) ou UTI´s móveis, para atendimento dos municípios de maior demanda. Eles reivindicaram ainda, a habilitação das mesmas para iniciar o atendimento à população sul mineira, após pactuação prevista na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) deste mês, do plano de ampliação de novas viaturas para atender o SAMU. Dentre estas viaturas, está a USA que será alocada em São Sebastião do Paraíso, a qual ampliará o atendimento para os pacientes com maior qualidade, não somente em nossa cidade, como em todos os municípios circunvizinhos.

Na oportunidade, o prefeito Walker esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com prefeito de Campanha, Luiz Fernando Tavares, a fim de acompanhar a evolução das novas normas da hortifruticultura.