Merendeira paraisense participará de reality show

09/05/2018

Durante os dias 7, 8 e 9 de maio, uma equipe da TV Escola (canal educativo) e uma representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em São Sebastião do Paraíso para conhecer mais de perto o bem sucedido trabalho da merenda escolar de nosso município.

A merendeira Luciana Aparecida Pinheiro, representante do Sudeste no concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e FNDE, agora participa de concurso nacional. A receita “Arroz Mineirim”, elaborada por ela sob a responsabilidade da nutricionista da rede municipal, Renata Pessoni, superou todas as demais de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em mais um lance dessa maratona de competições, agora no âmbito nacional, quatro integrantes da equipe de produção da TV Escola e a assessora de coordenação geral do FNDE estão captando imagens pela cidade e também na Escola Municipal Noraldino Lima, onde a merendeira Luciana trabalha.

Durante os três dias de filmagens, a equipe percorreu a zona rural, onde visitou produtores que são acompanhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), que fornecem verduras e legumes para a merenda escolar. “Uma das minhas prioridades ao assumir o governo era zelar pela qualidade da alimentação das nossas crianças e jovens, adquirindo alimentos frescos e de qualidade. Isto foi possível por meio da nossa agricultura familiar, que está bem estruturada. Receber a visita desta equipe é motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho sério e eficiente da nossa rede municipal de ensino”, disse o prefeito Walker Américo.

Na terça-feira, 8, foi um dia intenso de filmagens. A equipe acompanhou Luciana desde as primeiras horas da manhã para captar sua rotina. Em seguida, eles foram para a escola, onde filmaram também a Congada, expressão cultural mais forte do município, que foi representada por um grupo de alunos do projeto Tempo Integral da Escola Municipal Alice Naves Ferreira, em parceria com o terno de congo Ipiranga.

Todo material será exibido no reality show “Super Merendeiras”, que irá ao ar a partir de agosto deste ano no canal TV Escola. São 13 episódios de 26 minutos cada, onde serão mostradas receitas das cinco ganhadoras do primeiro e do segundo concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, totalizando dez participantes. “A alimentação escolar de São Sebastião do Paraíso é reconhecida nacionalmente e não é a toa que o município está fazendo parte do reality das merendeiras. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prioriza que os municípios adquiram, pelo menos, 30% dos alimentos para a merenda escolar da agricultura familiar. Paraíso compra mais de 50% e, além disso, o prato de Luciana mostra o bom aproveitamento dos alimentos, uma vez que ela utiliza os talos, as cascas e as folhas dos legumes, onde sabemos que se concentra grande parte dos nutrientes”, comentou Sineide Neres, representante do FNDE.

Os dois primeiros episódios do reality exibirão os municípios das participantes com suas curiosidades, e a partir do terceiro começa a competição culinária. Em junho acontecem 20 dias de gravações no Rio de Janeiro (RJ). “Este é um reconhecimento não só para mim, mas para toda equipe da merenda. Estou me preparando para a disputa no programa e estou confiante. Vamos trazer mais uma conquista para nosso município”, disse Luciana entusiasmada. “Como nutricionista da rede municipal de ensino há 15 anos, este é, sem dúvida, o maior reconhecimento que poderia receber pelo trabalho. O nosso município é conhecido nacionalmente pela qualidade da merenda que oferece e isso é motivo de grande orgulho”, completou a nutricionista Renata Pessoni.