Região define ações para consórcio e destino resíduos sólidos

26/04/2018

Lideranças de várias cidades da região estiveram reunidas em São Sebastião do Paraíso quando debateram sobre as atividades do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável de Resíduos Sólidos. O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp) e teve a participação da engenheira sanitarista Edicleuza Veloso Moreira. Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente,Yara de Lourdes Souza Borges o encontro serviu para o nivelamento das informações entre os representantes das cidades consorciadas.

Além do prefeito anfitrião, Walker Américo Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, também participaram da reunião prefeitos e representantes de Fortaleza de Minas, Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino. As cidades de Capetinga e Cássia, que também podem aderir ao consórcio, estavam presentes ao encontro. Além de participantes da iniciativa privada, a reunião teve a participação de Giuliano Melles, assessor do deputado federal Carlos Melles, e de Alexandre Guiraldelli, assessor do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes. Ainda estavam presentes os vereadores Marcelo de Morais (presidente da Câmara), Vinício Scarano (vice-presidente), José Luiz das Graças e Lisandro Monteiro.

Na primeira fase dos trabalhos, as lideranças debateram sobre a importância de se reunir e fazer um diagnóstico regional sobre a questão dos resíduos sólidos. A ideia básica é de que, juntos, os municípios se tornam mais fortes e têm maior poder para buscar soluções para as suas demandas do que individualmente. "A proposta é atuar em grupo e de forma bem organizada, pois, assim as cidades terão mais condições de buscar recursos, fazerem compras e atingirem objetivos comuns", explica Giuliano.

A engenheira sanitarista Edicleuza Veloso, após obter as primeiras informações sobre a situação dos municípios da região, avaliou que a organização existente está em fase adiantada. Ela destacou que o consórcio regional deve partir logo para a funcionalidade, uma vez que já está estruturado, com diretoria formada e constituído um CNPJ. "Também são fatores importantes que já tenham um plano de trabalho, algumas cidades possuem usina de triagem, realizam coleta seletiva e precisamos partir agora para a obtenção da licença de funcionamento regional e a captação de recursos", afirma.

O prefeito Walker comentou que a união dos municípios é o caminho para solucionar esta questão. "Quando se tem uma união em torno dos objetivos, as ações e soluções tendem a se tornar mais fáceis e a integração através do consórcio é o caminho", observa. Ele ressalta que o assunto sobre os resíduos deve ser tratado como questão de saúde pública. "Por isso a importância de gerir melhor o material que vai para o aterro, precisamos aprimorar a coleta seletiva, separar o que pode ser comercializado, gerar emprego e renda, além de contribuir para o bem estar ambiental prolongar a vida útil do nosso aterro",completa.

De acordo com a secretária Yara Borges, a reunião dos membros do consórcio foi para nivelamento das informações. "Tivemos também alguns encaminhamentos para a continuidade deste trabalho, em propostas que serão debatidas nos próximos encontros", anuncia. Segundo Giuliano Melles através de parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) será elaborado um plano regional. "Teremos dentro de um mês um novo encontro em Belo Horizonte, com todos os prefeitos e já teremos um projeto para os nossos municípios consorciados", conclui. No próximo encontro também deverá ser tratado o licenciamento do aterro sanitário, que passará a atender de maneira coletiva.

fotos: Denis Menezes