Prefeitura promove ginástica laboral com servidores

23/04/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza até sexta-feira, dia 27, atividades de ginástica laboral com servidores públicos de todas as secretarias municipais, como forma de comemorar a semana de saúde e segurança no trabalho. A ação começou nesta segunda-feira, 23, no prédio da Praça dos Imigrantes e no Anexo 2, onde ficam as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário.

Na terça-feira será a vez dos funcionários da Secretaria Municipal de Obras. Na quarta-feira participam da ginástica as secretarias de Esporte e a de Segurança Pública. Na quinta-feira, as atividades serão nas secretarias de Desenvolvimento Social e, depois, na Educação. Encerrando na sexta-feira, a ação acontece no Ambulatório Municipal e na Secretaria de Saúde, onde os servidores farão também imunização contra a gripe.

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos realizados no ambiente e no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário. O tempo médio do exercício é de 10 minutos.

Para a Prefeitura, oferecer este tipo de benefício ao servidor, contribui para a diminuição dos índices de acidentes de trabalho, melhora a produtividade, previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais, além de aumentar a interação entre os funcionários e o trabalho em equipe. A ação é uma iniciativa do setor de Vigilância em Saúde municipal.

fotos: Angélica Dizaró