Prefeito vai a Brasília e consegue benefícios para o município

23/04/2018

No final da semana passada (dias 17 e 18), o prefeito Walker Américo fez uma produtiva viagem à Brasília, onde o município teve importantes conquistas nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública, com o apoio dos com deputados Carlos Melles (federal) e Antônio Carlos Arantes (estadual). Conforme foi anunciado durante recente visita do ministro da Saúde em Paraíso, foram viabilizados R$ 2,5 milhões, dinheiro federal que será aplicado em cerca de quatro mil cirurgias eletivas para servir aproximadamente 15 municípios na região, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm), com sede em São Sebastião do Paraíso.

Para dar andamento a este processo, o prefeito e os deputados Melles e Arantes estiveram no Ministério da Saúde, onde foram recebidos pelo novo ministro Gilberto Occhi, e pelo secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo. Também participaram do encontro, os vereadores Vinicio Scarano e Paulo César Souza (Tatuzinho), além de gestora em saúde Julieta Bruzadelli e o secretário municipal de Saúde de Paraíso, Wandilson Bicego. O ministro confirmou o recurso e já ordenou o pagamento, para que os municípios possam limpar as filas de espera e colocar ordem na marcação de cirurgias.

No Ministério da Educação, a comitiva de Paraíso foi recebida pelo diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro Damy. Ele confirmou a destinação de recursos para a construção de escolas de Educação Infantil, além de três ônibus para transporte escolar. Ainda durante a viagem à capital do país, o prefeito participou de uma audiência agendada pelo deputado federal Carlos Melles, com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Walker relatou a insegurança que o município e região estão vivenciando por conta do alto índice de roubos violentos. Jungmann definiu algumas medidas iniciais para construir um plano de segurança para a região do Sul e Sudoeste de Minas, que enfrenta uma onda de criminalidade, especialmente com relação a ataques a agências bancárias.

O ministro assegurou o envio de uma equipe da Força Nacional de Segurança Pública para realizar um profundo diagnóstico, enxergando com olhar técnico as necessidades para ampliar o sistema público de segurança dos municípios da região. Em paralelo, uma equipe da Polícia Federal também irá contribuir neste processo, utilizando sua área de inteligência para traçar este planejamento de ação.

Outro ponto abordado na audiência foi uma parceria entre o Ministério da Segurança Pública com os municípios, criando um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, com a missão de buscar recursos e definir estratégias de ação nesta área específica, com apoio amplo de parlamentares da região. A partir deste levantamento, será possível ter em mãos um estudo técnico de alto nível para subsidiar ações permanentes de segurança a região, envolvendo recursos financeiros, técnicos, logísticos e de infraestrutura, oferecendo suporte efetivo e eficiente para as forças de segurança.