Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe

20/04/2018

A partir de segunda-feira, 23, e até o dia 1º de junho, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza uma campanha de vacinação contra gripe em crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (com até 45 dias após o parto), trabalhadores em saúde, presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medida socioeducativa com idade de 12 a 21 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com Daniela Cortez, do serviço de Vigilância em Saúde do município, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação. O “Dia D” da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários.

Até junho, a vacina estará disponível no Posto de Puericultura, à Rua Gedor Silveira, s/nº, das 8h às 16h . Quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) também participam da campanha. USF Vila Formosa , à Rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180, durante o horário de funcionamento da unidade; USF Vila São Pedro, à Rua Francisco Quintino , 181, somente às terças e sextas-feiras; USF São Judas, à Rua coronel Alfredo Serra, s/nº e a USF no distrito de Guardinha, à Rua Germano Guerra, 445. No sábado, dia 12 de maio, todas as salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h.

Saiba mais  —  A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus Influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus. Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.

A vacina contra gripe (Trivalente) é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. Ela protege contra três cepas do vírus influenza. Para 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a composição da vacina com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.