Paraíso recebe o projeto Cinema Itinerante

04/04/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira acompanhado dos secretários Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos (Educação) e Tomás Martins (Esporte), visitou na tarde desta quarta-feira, 4, o projeto  Cinema Itinerante. A iniciativa tem como objetivo disseminar cultura entre jovens e crianças de diferentes comunidades, por meio de uma carreta que se transforma em uma completa sala de cinema. O projeto é realizado pela Cepar Cultural através do patrocínio da AB Concessões, via lei de incentivo fiscal, a Lei Rouanet.

A carreta comporta 91 pessoal por sessão e é equipada com sistema de som e imagem digital. A infraestrutura interna inclui dois banheiros e dispenser para refrigerante e pipoqueira, além de saídas de emergência que atendem a todas as exigências de segurança. O projeto ficou nos dias 3 e 4 em São Sebastião do Paraíso, com a carreta estacionada na praça Nossa Senhora da Abadia. Foram dez sessões com exibição dos filmes “Uma Noite no Museu 3” e “O Céu é de Verdade”. No total foram disponibilizadas 728 vagas para as escolas municipais agendadas no período da manhã e à tarde, e 182 vagas para a população em sessão aberta à noite. Todas as sessões foram gratuitas e durante a exibição dos filmes, foram distribuídas pipocas e refrigerantes, tudo como manda o figurino para a satisfação da plateia.

O prefeito agradeceu os organizadores e ressaltou a importância em levar projetos como esse para a população. “A democratização da cultura é de extrema importância e a Prefeitura se orgulha de ajudar a proporcionar entretenimento à população. O cinema é uma arte formadora de opinião e através dela podemos dar o direito ao povo de se construir e se espelhar. Algumas pessoas nunca tinham ido a uma sessão de cinema e a exibição itinerante em locais públicos traz para a nossa comunidade a magia e entretenimento da sétima arte”, afirmou.

O projeto “Cinema Itinerante” da Cepar Cultural está circulando pelo Brasil há mais de dez anos e já passou por mais de 200 municípios. A parceria está em sua primeira edição. Ao todo, serão 15 cidades atendidas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Até o momento, onze cidades que já receberam o projeto. Os departamentos municipais de Cultura e Educação têm um papel importante para a concretização do projeto, que já atendeu a mais de sete mil pessoas. A parceria da Prefeitura foi no sentido de disponibilizar o espaço na praça, sem ônus aos cofres públicos.