Paraíso recebe Castramóvel nesta semana

27/03/2018

São Sebastião do Paraíso recebe nesta semana o caminhão móvel para a castração de cães: o “Castramóvel”. A ação é um pedido das Organizações Não Governamentais (ONGs) protetoras dos animais da cidade.

O Castramóvel chegou nesta terça-feira, 27, e a expectativa é castrar 200 animais, entre cães e gatos, até a próxima quintafeira, 29. O caminhão ficará no estacionamento da Arena Olímpica. A Vigilância em Saúde do município fez o pré-cadastro dos animais e distribuiu 200 fichas para este primeiro mutirão. Todas foram preenchidas. A prioridade são os animais Sem Raça Definida (SRD), os famosos vira-latas, os que vivem em lares temporários aguardando adoção e os que já estão adotados, porém, foram resgatados das ruas.

O projeto do Castramóvel foi criado pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), de Juiz de Fora, em parceria com a ONG Ajuda. A castração previne, no caso dos machos, o câncer de próstata e, nas fêmeas, o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua.

A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem com o médico veterinário para avaliar se o animal tem condições de fazer cirurgia. Os que forem reprovados são substituídos por outros que estão em uma fila de espera.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Walker Américo Oliveira acompanhou os primeiros trabalhos no mutirão de castração. Ele comentou sobre a importância do trabalho dos profissionais que atuam na unidade, contribuindo para que os municípios possam fazer o controle populacional dos animais e proporcionar bem estar a eles. “Estamos empenhados em dar continuidade ao serviço de castração. Para isto, em breve, contaremos também com o Castramóvel que será adquirido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). O recurso de R$ 240 mil já foi disponibilizado através de emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares (PSD), e todos os municípios filiados à associação terão direito de utilização, em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção aos animais”, disse o prefeito.

A integrante da Associação Paraisense de Proteção dos Animais (Appa), Maísa Eliane de Oliveira, disse que a castração em massa reduz a população animal nas ruas. “Sem a ajuda das pessoas e dos governos é impossível controlá-la. É importante que todos adotem a cultura da esterilização dos animais para que reduza o número de abandonados nas ruas”, frisa.

Segundo estimativa das ONGs locais, em Paraíso, cerca de 1500 animais vivem nas ruas.