Educadoras de Paraíso participam do Encontro Nacional em São Paulo

27/03/2018

Três representantes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso participaram entre os dias 25 e 28 de março do Encontro Nacional de Educação Municipal, realizado no Bourbon Hotéis & Resort, em São Paulo (SP), quando foram debatidos diversos assuntos ligados às atividades nas escolas, como palestras, capacitações e troca de experiências. “Foi um encontro muito valioso, considerando que foram apresentados assuntos que estamos vivenciando na nossa rede municipal e outros que foram apresentados como novidades”, informa a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos.

O evento reuniu secretários de Educação de diversas cidades e Estados, como Minas Gerais, Tocantins, Pará, Paraná, Ceará e São Paulo. “Todos os anos estamos acostumadas a participar do Undime, que é o encontro promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que neste ano será em abril, mas o encontro de agora também foi muito importante pelo conteúdo dos temas apresentados”, relata a secretária. Além dela também participaram por Paraíso a assessora pedagógica Ana Elisabete Carvalho Pádua e a assessora Márcia Maria Silva.

Entre os temas debatidos consta o Ensino no Século XXI. “Tivemos uma palestra direcionado a sairmos da mesmice e irmos em busca de inovações para o ensino”, comenta Maria Ermínia. Uma das palestrantes foi Bernadétte Beber, educadora pós-doutorada. Entre os temas abordados foi o Plano de Ações Articuladas (PAR). Trata-se de uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

De acordo com a secretária, além das ações articuladas e as orientações sobre a captação de recursos, ela esteve em contato direto com a secretaria repassando as orientações recebidas. Ainda foi tratado sobre como trabalhar assuntos como o bulling nas escolas e a Neurociência. “Outro assunto interessante que para nós é tido como novidade é a Gameficação, processo em que a escola é mediadora das mensagens midiáticas voltado para alcançar um objetivo comum entre os membros da escola”, relata. Também foi abordada a questão do sujeito integral e integrado.

O Fórum foi promovido pelo Instituto Santos Brasil que é uma instituição que durante quase uma década promove a realização de cursos, congressos, seminários e simpósios por todo o território nacional, oportunizando aos profissionais de diferentes áreas do setor público, capacitação e habilidades técnicas necessárias para a excelência de seu trabalho. “Ficamos muito felizes por termos participado principalmente por descobrirmos que em muitos setores estamos adiantados em relação a outros municípios e estados, como é o caso da eleição direta para diretores e no desenvolvimento do projeto a importância de ler”, avalia a secretária.

Maria Ermínia disse ainda que teve a possibilidade de falar e expor sobre os projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino de Paraíso. “Certamente é um evento que nos auxilia a refletir sobre o trabalho desenvolvido e que nos traz novas maneiras de olhar e pensar vários projetos que estamos já desenvolvendo e que queremos realizar nas nossas escolas”, finaliza.