Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Procon de Paraíso apresenta balanço da Semana do Consumidor

23/03/2018

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de São Sebastião do Paraíso apresentou o balanço das atividades realizadas durante a 4ª edição da Semana do Consumidor. No período, além das palestras nas escolas e atendimento em geral, houve o envolvimento e participação de mais de mil pessoas entre 12 e 17 de março. Um dos destaques da programação, segundo o coordenador do Procon, Fábio Martins, foi a realização do 1º Mutirão Limpa Nome, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com Fábio, a Semana do Consumidor deste ano supriu todas as expectativas com atendimento realizado em quatro diferentes frentes de trabalho. Uma delas foi a orientação aos consumidores e fornecedores de produtos e serviços por meio de panfletagem e fiscalização educativa na região central da cidade. Outra ação foi a formalização e cadastramento de denúncias, reclamações entre outras medidas e procedimentos relacionadas às atribuições do órgão junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa dos Direitos do Consumidor (Sindec).

Também neste ano foram realizadas palestras educativas sobre os direitos básicos do consumidor junto às escolas públicas. “Coincidentemente, também neste ano tivemos a greve dos professores em algumas escolas, o que limitou um pouco a realização das palestras em alguns estabelecimentos e o público total ficou um pouco a desejar”, comenta Fábio.  Em compensação, a palestra magna realizada no Dia Internacional do Consumidor (22 de março) foi um grande sucesso. “Atuamos em parceria com a 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) e Libertas Faculdades Integradas e, neste evento, houve um grande comparecimento do público, sobretudo os estudantes interessados nos temas apresentados”, comenta o coordenador.

Em resumo ele assegura que a iniciativa cumpriu a finalidade pretendida. “O objetivo principal foi atingido, no intuito de aproximar o órgão dos consumidores a fim de orientá-los nos seus direitos e deveres”, avalia. Também ocorreram ações com o intuito de instruir fornecedores e prestadores de serviços para cumprirem a legislação pertinente e, consequentemente, prestarem serviços dentro da norma legal”, finaliza.