Dia Mundial da Água é comemorado em Paraíso

23/03/2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou de 19 a 23 de março diversos eventos para comemorar o “Dia Mundial da Água” — celebrado oficialmente na quinta-feira, 22. Integrou a programação palestras de conscientização no Parque da Serrinha, com a visita de estudantes das escolas municipais a uma nascente de onde brota um dos mananciais que abastecem a cidade.

Desde segunda-feira, 19, o Parque Municipal da Serrinha, localizado às margens da Rodovia BR 265, saída para Ribeirão Preto, recebeu em dois horários a visita de alunos que foram conhecer o local e participar de palestra sobre a preservação da água. Este ano as escolas Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), Francisco Daniel (Guardinha), Hilda Borges Pedrosa (Veneza), Ibrantina Amaral (Verona), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza), Roque Scarano (zona rural dos Marques) e Wulfida Marcolini (bairro Maria Italiana) enviaram grupos de estudantes.

“Acho muito legal saber de onde vem a água que chega até a nossa casa. Aprendemos que não podemos desperdiçar, senão a água poderá faltar no futuro”, diz a aluna Ana Paula dos Santos. Para que os estudantes tenham este tipo de conhecimento sobre a preservação da água, além do conteúdo trabalhado em sala de aula, também foram ministradas palestras na sala multiuso do Parque. “A questão das águas e do meio ambiente é o conteúdo de que estamos trabalhando no primeiro bimestre, onde os alunos aprenderam as nascentes, as estações de tratamento de água e de esgoto; agora com esta visita estamos complementando os estudos deste tema que é muito importante”, relata Lúcia Maria dos Nascimento, professora do 4º ano da escola Hilda Borges.

Leonardo de Souza, que é agente de saneamento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), órgão parceiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é quem realizou as palestras aos estudantes. Durante as visitas, ele apresentou detalhes sobre a origem da água, o seu uso e consumo, bem como a necessidade de preservar suas fontes.

Na quinta-feira, 22, “Dia Mundial da Água”, aconteceu uma palestra na Escola Municipal Roque Scarano, bairro rural dos Marques. Em seguida, foi feito o reflorestamento da nascente que abastece a escola, que fica na região rural das Mercês.

Saiba mais  —  A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 1992, quando também divulgou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto discorre sobre as sugestões, medidas e informações necessárias para a solução dos problemas do uso da água, considerando-a um bem perecível, e busca despertar a consciência ecológica dos povos e dos governos para a questão hídrica. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído de aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.