Autoridades discutem abandono animal

08/03/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu na noite de terça-feira, 6, a visita do deputado estadual do PSC, Noraldino Júnior. O parlamentar é um dos defensores da causa dos animais abandonados e esteve na cidade para tratar do assunto. A reunião aconteceu no gabinete e contou com a presença dos vereadores Sérgio Aparecido Gomes, Paulo César de Souza (Tatu), do ex-vereador Marcos Antonio Vitorino, além de representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs) de defesa animal de São Sebastião do Paraíso.

O prefeito falou sobre a situação dos animais de rua, que é um problema de saúde pública do município, e ressaltou a necessidade de controle populacional por meio da castração. O preço médio do procedimento por animal é de R$ 180 mais o custo do pós-operatório, valores que atualmente a Prefeitura não dispõe. “É com grande esforço que a Prefeitura mantém o canil, atualmente com 70 cães. Neste momento, o município não tem condições de atender a demanda de castração, por isso, precisamos buscar apoio e parcerias”, disse Walker.

O deputado Noraldino Junior é autor de uma emenda parlamentar pela qual foi possível adquirir o castramóvel que ajuda diversas Ongs em todo o Estado e vários protetores independentes. Para miminizar o problema dos animais de rua de Paraíso, ele disponibilizou a vinda do serviço na segunda quinzena de abril. A Prefeitura deverá arcar com as despesas de quilometragem e hospedagem da equipe. Além da emenda de R$ 50 mil que Noraldino já havia colocado para a área da Saúde de São Sebastião do Paraíso, ele se comprometeu a enviar o mesmo valor para que o prefeito possa investir na causa animal. Com a vinda deste recurso, eles discutiram a hipótese do médico veterinário do município também fazer a castração dos animais em situação de vulnerabilidade, com remuneração extra para o trabalho.

Por fim, Walkinho falou sobre a situação financeira do município e solicitou apoio do deputado junto ao Governo do Estado. “Nós precisamos muito que vocês, nossos representantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, intercedam por nós junto ao Governo do Estado para liberação dos recursos que estão retidos. Com os R$ 11 milhões que ele nos deve, eu poderia comprar suprimentos, como fraldas geriátricas e medicamentos para abastecer as farmácias, poderia reduzir as filas para consultas e exames, colocaria a folha de pagamento em dia e ainda pagaria algumas contas que estão em atraso”, finalizou.

1. Autoridades discutem abandono animal
  2. Autoridades discutem abandono animal