Gibis e brinquedos são entregues nas escolas e creches

02/03/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza a entrega de gibitecas nas escolas de ensino fundamental, nas salas de recursos da rede municipal de ensino. Na quinta-feira, 1º de março, o prefeito Walker Américo Oliveira, acompanhado de um grupo de vereadores, esteve no distrito de Guardinha, onde ocorreu a entrega na Escola Municipal Francisco Daniel.

As unidades escolares do município já começaram a receber as gibitecas "Semente da Leitura", da Editora Panini, com as obras do cartunista Maurício de Sousa. A Secretaria Municipal de Educação fez a aquisição de 14 acervos, contendo cada um 638 gibis e livros. Os gibis são, de longa data, atrativos para diversos públicos — principalmente para crianças e, atualmente, vem sendo utilizados, com frequência, como recurso pedagógico e apoio ao material didático. Conforme a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, o objetivo é o de incentivar o hábito da leitura pelas crianças. "São obras que trazem ilustrações e textos de fácil entendimento que vão ajudar as crianças a desenvolver a capacidade de análise, interpretação e reflexão", afirma.

O prefeito Walker e os vereadores Sérgio Gomes, Paulo César de Souza, Ademir Ross e Jerônimo Silva acompanharam a entrega da gibiteca em Guardinha. "É um investimento importante que estamos fazendo para a educação em todo o nosso município, porque estamos apostando e dando condições de aprendizado para que estas crianças sejam, no futuro, cidadãos de bem e que vão ajudar a construir uma cidade cada vez melhor de se viver", disse. A comitiva também esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Frei Bruno Rodrigues, onde foram entregues alguns brinquedos a serem utilizados pelas crianças atendidas no local.

A diretora do CMEI, Francisca Helena Eustáquio, disse que a visita foi importante, já que alguns vereadores não conheciam as instalações do centro. “Foi muito positivo, tivemos também a presença de algumas pessoas da comunidade. Quanto aos brinquedos recebidos, eles vem acrescentar ao material que já temos, vários deles são diferentes, os nossos alunos e profissionais estão bastante satisfeitos”, completa. O local atende a 86 crianças de 2 a 5 anos do distrito.

Na E.scola Municipal Hilda Borges Pedrosa (bairro Veneza), os estudantes já estão fazendo uso do material que foi adquirido. Aliane Barbosa de Souza Naves, professora, foi uma das organizadoras do concurso que denominou de "Turminha da Hilda" a gibiteca da escola. Aliane já trabalha um projeto, que será desenvolvido o ano todo, que culminará com o lançamento de gibis confeccionados pelas próprias crianças. “As crianças estão bastante empolgadas e interessadas, foi uma festa a apresentação dos personagens e continuaremos com este trabalho, que incentivará o hábito da leitura e, junto com isso, trará vários outros importantes benefícios para o processo de aprendizado dos nossos alunos”, comenta.

Social  —  Também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social adquiriu quatro gibitecas, utilizando o recurso federal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A medida tem por objetivo complementar as atividades realizadas com crianças e adolescentes nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), instalados na Mocoquinha, Santa Tereza, João XXIII e em Guardinha, além do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). A entrega do material ocorreu em fevereiro, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Dilma Oliveira, o gerente administrativo, João Bugança Júnior, e a coordenadora dos Cras, Amanda Mello Machado.

Com a gibiteca, as crianças e adolescentes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão mais acesso à leitura e informação, atendendo o objetivo da Secretaria de levar oportunidades para um futuro melhor à comunidade. As ações do Peti são executadas pela equipe do Creas, responsável pela articulação do trabalho e contrarrefência das crianças e suas famílias para os Cras.

VEJA MAIS FOTOS em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes