CISSM presta contas e avança em atendimentos

02/03/2018

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm), realizou na sexta-feira, dia 2, na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, reunião para prestação de contas do exercício de 2017. O balanço final foi positivo, com dívidas quitadas, contas em atraso colocadas em dia, aumento no número de atendimentos e municípios que integram o órgão, presidido pelo prefeito Walker Américo Oliveira.

“Avançamos no Consórcio, economizamos e aumentamos o leque de serviços”, ressaltou Walker. Quando assumiu a diretoria do Cissm no final de 2016, havia uma dívida de R$ 400 mil. “Tínhamos valores para acertar com médicos, rescisões e hoje temos um saldo positivo de R$ 60 mil, ou seja, conseguimos cumprir o orçamento e manter dinheiro em caixa”, afirma. Além de Paraíso, integram o Consórcio os municípios de Bom Jesus da Penha, Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino. Recentemente passou a fazer parte o município de Capetinga.

De acordo com as contas apresentadas, em 2017 o Consórcio teve uma receita de R$ 931 mil e uma despesa de R$ 928 mil. Atualmente os municípios contribuem para a manutenção do órgão de acordo com sua população. O saldo é repassado de duas formas: 25,34% (para despesas administrativas) e 74,65% (para atendimentos em geral, como consultas e exames). No caso de Paraíso, no ano passado houve um aumento de 174% no número de atendimentos em relação a 2016, passando de 869 para 1.176 procedimentos.

“Todos os municípios tiveram aumento significativo nesta questão, além disso, ampliamos a gama de serviços oferecidos e, no passado, passamos a ofertar aos pacientes ressonância magnética, odontologia e novas empresas foram credenciadas, dando mais opções de atendimento dentro e fora de Paraíso”, ressaltou o prefeito Walker. O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) destinado ao Consórcio também aumentou. No caso de Paraíso, foi de 100% em relação a 2016. “Infelizmente a administração anterior não repassava recursos ao consórcio, que esteve a ponto de fechar suas portas”, destacou o presidente.

Uma outra pauta debatida na reunião foi que, a partir deste mês, os municípios vão assumir as despesas com os ônibus que fazem transporte de pacientes e não mais o Consórcio. Os veículos passarão para o patrimônio dos municípios após o trâmite de documentos. Paraíso ficará com um, além do carro reserva. A medida foi tomada devido à decisão do Governo do Estado que não vai mais assumir este tipo de pagamento. Os membros também vão estudar a compra de medicamentos, via Consórcio, que montará todo o processo de licitação. “Com isso, temos a possibilidade de obter preço menor, quantidade maior e cada cidade paga sua parte direto ao fornecedor”, explicou o prefeito Walker.

Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, Igor Luiz Souza Silva e Nei André Freire (prefeito de Bom Jesus da Penha), Denise Alves Souza Neves (prefeita de Pratápolis), juntamente com Rosimeire Antônio Silva Santos, Fábio Lucas Vieira Oliveira, de Jacuí, Ronaldo Pereira Dias (prefeito de Itamogi), em companhia da secretária de Saúde, Priscila Marcomini Dias e José Carlos Pimenta (prefeito de São Tomás de Aquino). A convite do deputado federal Carlos Melles, também esteve presente Maria Julieta Paulinho da Costa, que apresentou uma proposta de consultoria para cirurgias eletivas.

foto: Denis Menezes