Prefeitura e Sindicato discutem reajuste salarial

02/03/2018

Em mais uma reunião da Agenda Positiva entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre), ocorrida na quarta-feira, 28, foi proposto pelo prefeito Walker Américo Oliveira o reajuste salarial de 3% ao funcionalismo público e 2,41% para o auxílio alimentação a partir deste mês de março. De acordo com a presidente do Sindicato, Maria Rejane Tenório de Araújo Santos, uma Assembleia Geral Extraordinária será realizada pela categoria nos próximos dias para tratar o assunto.

O prefeito justificou que não tem como conceder um reajuste maior devido à condição financeira do município, “mas estamos tomando medidas para equilibrar as contas da Prefeitura, cortando ainda mais gastos para conceder outras melhorias ao servidor, como a promoção de carreira e revisão em Planos de Cargos, que já está em andamento pelas comissões", disse. Hoje a Prefeitura possui 1.341 servidores efetivos e 632 contratados e comissionados.

Manter os repasses e sanar  as finanças do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Inpar) também é uma prioridade da administração, bem como evitar atrasos no pagamento de salários. "Por enquanto, nossa intenção é manter os pagamentos nos dias 10 e 20 do mês e, assim que possível, retornar para o quinto dia útil", ressaltou, destacando os valores que a Prefeitura tem para receber do Governo do Estado de IPVA e ICMS e que somam mais de R$ 10 milhões.

O percentual proposto pela administração é um pouco maior do que foi aplicado no reajuste do IPTU este ano (2,44%) e menor ao que foi concedido em 2017 (5%). O Sindicato havia solicitado inicialmente 2,5% de reajuste salarial e mais 5% de ganho real. Esta proposta não foi aceita pela administração. Uma nova proposta aprovada em Assembleia Geral realizada no mês passado foi apresentada, sendo 3% de reajuste e R$ 80,00 a mais no auxílio alimentação que hoje é de R$ 159,16. De acordo com levantamentos feitos pelo setor de Recursos Humanos, esta medida causaria um impacto financeiro de R$ 3 milhões a mais no orçamento — valor significativo e que a Prefeitura não tem condições de arcar. "Temos que ser realistas, ter o pé no chão e fazer o que está dentro da nossa possibilidade", disse Walker.

O prefeito também ressaltou que, durante o ano de 2017, foram concedidos vários benefícios ao servidor, como descanso no dia do seu aniversário, auxílio alimentação para os que estão afastados por motivo de doença, pagamento de insalubridade a funcionários que antes não recebiam, como os que atuam no cemitério, além das reuniões mensais e com diálogo franco e aberto realizadas com o Sindicato da categoria para tratar de diversos assuntos relacionados ao funcionalismo municipal.

foto: Denis Menezes