Raios X Odontológicos são instalados em 10 USFs

01/03/2018

Dez Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião do Paraíso receberam um equipamento de Raio X Odontológico para atender a população. A entrega simbólica aconteceu na tarde de quarta-feira, 28, na Unidade do Veneza e contou com a presença do prefeito Walker Américo Oliveira. O investimento foi de R$ 80 mil e atende uma solicitação dos profissionais do setor, facilitando a vida dos pacientes, gerando economia para os usuários do serviço e também o município, com a redução na quantidade de consultas.

A Prefeitura adquiriu dez equipamentos que foram instalados nas unidades localizadas nos bairros Veneza, São Judas, Verona, Vila Formosa, Jardim Planalto, Lagoinha, João XXIII e no distrito da Guardinha. Os usuários das USFs Vila Mariana e Estação compartilham do mesmo aparelho — situação que também ocorre com pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Sebastião.

Além dos aparelhos de Raio X, também foram adquiridos aventais de chumbo e câmara de revelação. Foram utilizados recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB), com investimento da ordem de R$ 80 mil. De acordo com o prefeito Walker Américo, a medida vai agilizar, e muito, o atendimento à população, já que antes o paciente, após a consulta, tinha que ir até um profissional particular para fazer o exame de Raio X odontológico. "Sem dúvida, é um grande ganho, e vai resultar em economia para o cidadão contribuinte e para o município, isso se chama gestão", observa.

Para o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, o uso do Raio X é de extrema relevância no cotidiano do cirurgião dentista, pois, nem sempre, as doenças bucais são descobertas com simples exame clínico. Além de oferecer informações mais precisas, o exame radiográfico garante um melhor diagnóstico e planejamento odontológico, aumentando a segurança e eficácia do atendimento ao paciente.

A coordenadora municipal de Saúde Bucal, Fernanda Caproni, enfatizou que, com os aparelhos de Raio X nas USFs, os dentistas terão mais agilidade no atendimento. "Não será mais necessário encaminhar o paciente para tirar a radiografia periapical em consultório particular, o que antes era feito e gerava custo ao paciente", comenta. Trata-se de um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes desde a coroa até ao término da raiz, assim como as estruturas anatômicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes. Ela destacou ainda que a iniciativa ajudará no diagnóstico de lesões de cárie em locais de difícil acesso, tratamento de canal ou de gengiva entre outras vantagens.

Números do atendimento — De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, vários indicadores do serviço de  atendimento em saúde bucal em Paraíso tiveram crescimento nos últimos dois anos, passando de 12.187 para 17.894. Nas escolas, foi de 2.705 para 3.971. Em domicílio, passou de 367 para 443. Já os pacientes que foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que eram 3.232, subiu para 3.863, enquanto que no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o número foi de 1.399 para 2.253 pessoas atendidas.

Também no comparativo entre os dois anos, as escovações supervisionadas passaram de 20.809 para 38.013. A média de ação cresceu de 2,62% para 3,36% e a de exodontia em relação aos procedimentos preventivos e curativos, aumentou em quase 4%.

Ações como o acompanhamento dos indicadores da Equipe da Saúde Bucal da Atenção Básica, indicadores do CEO, matriciamento mensal e a Semana de Prevenção de Câncer de Boca, que antes não eram realizadas, passaram a ter outro tratamento. Com a realização das reuniões mensais, as avaliações, treinamentos e capacitações passaram a ser permanentes. Somente em relação ao câncer de boca, foram realizadas orientações a mais de mil pessoas, sendo que 315 fizeram exames de inspeção oral para detecção de lesões suspeitas. Seis pacientes foram identificados com lesões e foram encaminhadas ao CEO para realização de biopsia e confirmação de diagnóstico.

fotos: Denis Menezes