Projetos educacionais recomeçam em março na rede municipal

23/02/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retoma no dia 5 de março as aulas do projeto "Xadrez nas Escolas" em oito unidades na zona urbana, quatro na rural e o distrito de Guardinha. Cerca de 4.500 alunos deverão ser atendidos até dezembro por seis monitores contratados. O objetivo da atividade, entre outros, é estimular a concentração, levar o aluno a pensar, refletir e lidar com a perda. Outros dois projetos, “Educando para o Trânsito” e Guarda Mirim também serão retomados.

O projeto Xadrez será aplicado com estudantes das escolas Campos do  Amaral e Noraldino Lima (centro), Francisco Daniel (Guardinha), Hilda Borges Pedrosa (Veneza), Ibrantina Amaral (Verona), Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza) e Wulfida Marcolini (bairro Maria Italiana). Na zona rural serão atendidas as quatro escolas da rede municipal, sendo Morro Vermelho, Napoleão Volpe, Roque Scarano e Termópolis. Em 2017, foram 330 turmas que fizeram o projeto "Xadrez nas Escolas" que foi patrocinado pela empresa Laticínios Aviação. Este ano, a Secretaria Municipal de Esportes pagará os monitores com uma verba de R$ 107 mil recebida do Governo do Estado — via ICMS Esportivo, por conta de eventos realizados em 2016. Serão 12 parcelas de R$ 8,9 mil.

Outros projetos — Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, o projeto "Guarda Mirim" também retoma as aulas em algumas escolas da rede, com início em março e término em novembro. Cerca de 170 alunos serão atendidos. Em 2017 foi uma experiência "piloto" e alguns ajustes foram realizados. O projeto está embasado em valores, ética e cidadania.

Outra importante atividade que recomeça em março nas escolas municipais é o projeto "Educando para o Trânsito", também coordenado pela Secretaria de Segurança Pública. Cerca de 700 alunos serão atendidos este ano, com aulas de março a novembro. Uma reunião de trabalho aconteceu na quarta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Educação onde os últimos detalhes foram esclarecidos.

fotos: Denis Menezes