Notícias | + Listar todas
Vigilância em Saúde promove Seminário de Manejo Clínico de Febre Amarela
22/02/2018
Na terça-feira, 20, a Vigilância em Saúde promoveu, na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Seminário para Alinhamento de Ações diante da Febre Amarela. O público foi formado por médicos e enfermeiros da rede pública e privada, como Santa Casa, planos de saúde, Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidade de Pronto Atendimento (Upa).
Daniela Cortez, coordenadora da Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso, deu início ao evento ressaltando a importância da presença dos profissionais no seminário. "O evento trata de um tema relevante nos dias atuais e que pode causar muitos questionamentos pela população, devido ao momento pelo qual o país passa com relação à Febre Amarela", comentou.
José Carlos da Costa Júnior, médico infectologista, foi o palestrante convidado para apresentar aos profisisonais presentes o manejo clínico da Febre Amarela e outras arboviroses, como a Dengue a Chikungunya. Na ocasião, ele reafirmou a importância desses profissionais estarem aptos a fornecer informações corretas a respeito da doença, como também incentivar as pessoas a se vacinarem. O médico apresentou, ainda, preceitos básicos como a definição da doença, sua transmissão, o período de incubação, transmissibilidade, letalidade e os quadros clínicos da Febre Amarela, bem como sinais, sintomas e alterações laboratoriais.
Foi apresentado no seminário o manejo clínico de um caso suspeito de Febre Amarela no município, que já foi descartado, exames laboratoriais, coleta de amostras para exames específicos e classificação de pacientes por grupos, bem como a conduta a ser tomada e os critérios para internação. O fluxograma para atendimento da Febre Amarela segue o protocolo de atendimento do Estado de Minas de Gerias.
Daniela disse ainda que o controle vetorial contra o Aedes deve continuar de forma bastante intensa neste período, por meio de ações como bloqueio, visitas casa a casa, UBV (fumacê) nos limites de áreas urbanas, dentre outras.
A cobertura vacinal contra a Febre Amarela em São Sebastião do Paraíso é de 98%. Apesar de não haver suspeitas da doença no município, a vacinação continua para todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, que nunca tomaram a vacina. Se você ainda não se vacinou, procure a sala de vacinação mais próxima de sua casa.