Cirurgias eletivas: Ministro da Saúde anuncia recursos

09/02/2018

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, cumpriu agenda em São Sebastião do Paraíso no final da tarde desta sexta-feira, 9. Ele chegou na cidade às 16h20, acompanhado do prefeito Walker Américo Oliveira, do deputado federal Carlos Melles, do deputado estadual Antonio Carlos Arantes, do prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho e assessores. Mais cedo eles estiveram em Passos, onde visitaram a Santa Casa e participaram de uma reunião com gestores de saúde e prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), onde foram anunciados recursos para ampliar a assistência à região.

No aeroporto de São Sebastião do Paraíso, o ministro foi recepcionado pela vice-prefeita Dilma de Oliveira, por prefeitos, vereadores e secretários de Saúde da região. De lá a comitiva seguiu para a Santa Casa de Misericórdia, onde percorreram as instalações e fizeram o descerramento de uma placa de agradecimento pela visita e pela permanente parceria em favor do fortalecimento e desenvolvimento da Instituição.

Após conhecer a estrutura do Hospital, Ricardo Barros se reuniu com os prefeitos para receber as demandas da Saúde de cada município. O ministro fez a visita técnica a convite dos deputados Carlos Melles e Antonio Carlos Arantes, que são os representantes do município a nível federal e estadual.

Como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm), o prefeito Walker agradeceu a presença do ministro e entregou a ele um pedido de R$ 2,5 milhões para atender 15 municípios com a realização de aproximadamente quatro mil cirurgias eletivas, que estão represadas aguardando recursos. Barros reconheceu a importância do pedido e disse que fará a destinação para acabar com a fila de espera destes pacientes. Os prefeitos comemoraram o anúncio do ministro.

Ao final, a Comissão de Intervenção, que foi convidada pelo prefeito Walker Américo para administrar a Santa Casa, se reuniu com o ministro e fez a solicitação de recursos para a aquisições de equipamentos e estruturação de setores para ampliação do atendimento, entre eles: ampliação da unidade de internação (obra piso superior), ampliação da UTI adulto, aquisição de ampola para tomógrafo e construção da lavanderia. Os projetos ainda serão analisados pelo ministro.

1. visita ministro da Saúde
  2. visita ministro da Saúde