Codema delibera sobre diversos assuntos

06/02/2018

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), de São Sebastião do Paraíso, realizou na quarta-feira, 31, a primeira reunião deliberativa do ano. O encontro realizado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve em pauta vários assuntos como a análise em intervenções em condomínios e áreas de expansão. Também foi tratado sobre as autorizações para podas, cortes e substituições de árvores em várias ruas da cidade.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do conselho, o engenheiro José Francisco de Castro, que salientou sobre a importância da participação de todos os conselheiros. O Codema é composto por uma equipe mista de trabalho representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e também do poder público. O órgão que exerce funções consultivas, deliberativas e ajudam a assessorar o Poder Executivo do município na resolução dos problemas ligadas ao meio ambiente.

Na pauta da reunião deste mês, os membros do conselho trataram sobre as intervenções em três regiões da cidade onde estão sendo desenvolvidas ações de transformação imobiliária, com a criação de loteamentos e construções residenciais. Foram iniciadas as análises sobre o Condomínio Campo Alegre, Conjunto Habitacional Maria Italiana e Loteamento Parque Belvedere. As obras nestes locais estão sendo acompanhadas por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, além de serem relatadas e analisadas pelo conselho.

Outro assunto que também passa pela avaliação dos membros do Codema são os pedidos de poda, corte e substituição de árvores. Somente nesta reunião foram apreciadas 10 casos, envolvendo situações distintas. Na avenida Itália, por exemplo, os membros do conselho autorizaram o corte e substituição de cinco árvores que estão com risco de queda e podem causar danos a terceiros. Situações semelhantes e distintas também foram apresentadas em ruas da Vila Formosa, Conjunto Monsenhor Mancini, Parque São Judas Tadeu, Vila Mariana e outras localidades, envolvendo espécies nativas e frutíferas.

As reuniões do Codema acontecem toda última quarta-feira do mês, às 9h, na Secretaria de Meio Ambiente, à rua Mariana Amaral, n.º 20, Lagoinha. O presidente do Conselho informa que  qualquer pessoa da comunidade pode participar. Durante as reuniões também há espaço para os construtores apresentarem seus projetos, falarem de empreendimentos, quando são tratados de cada situação de acordo com a legislação existente.