Câmara aprova projeto e permite transferir área ao Sesc

30/01/2018

O município de São Sebastião do Paraíso já pode dar início ao processo de transferência da área ocupada pela Praça de Esportes Castelo Branco (P.E.C.B.) para o Serviço Social do Comércio (Sesc). Na noite de segunda-feira, 29, a Câmara dos Vereadores aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 4.883/18 que trata desta questão. "Estamos dando um passo muito importante para implementar o projeto da vinda do Sesc e, por conseguinte, a instalação de uma unidade da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em nossa cidade. Quero agradecer, indistintamente, a todos os vereadores pelo apoio e adesão, vamos continuar trabalhando para que o melhor aconteça em Paraíso", comentou o prefeito Walker Américo Oliveira.

A aprovação do projeto aconteceu cerca de 20 dias após a proposição ter sido protocolada no Legislativo para apreciação dos vereadores. Neste período foram realizadas várias reuniões na Prefeitura e também na Câmara para análise aprofundada e ajustes ao projeto. O assunto também motivou a ida de uma comitiva de lideranças da cidade a Lavras. O grupo de representantes do governo local, prefeito, vereadores, secretários, assessores e deputado estadual ouviram dos diretores da Ufla esclarecimentos e detalhes sobre a proposta para que a universidade se instale em Paraíso.

Após os esclarecimentos, os vereadores fizeram outros estudos jurídicos, solicitaram documentos e realizaram emendas ao projeto antes que ele fosse votado em plenário. Durante a reunião, ainda foram feitos ajustes e esclarecimentos com pronunciamentos de desportistas que utilizam a Praça de Esportes e membros da diretoria do clube. Atendendo a solicitação do vereador Jerônimo Aparecido da Silva, o PL foi votado em primeira e segunda votação, sendo aprovado por todos os vereadores. Na manhã de terça-feira, 30, a documentação foi encaminhada para a sanção do prefeito.

Walker comentou o resultado da votação e destacou o empenho de todos os envolvidos na aprovação do projeto. "Parabenizo a todos pela dedicação, demos um passo muito importante. O Sesc é uma entidade séria e comprometida e virá para fazer um trabalho social importante para toda a comunidade. Agradeço a Câmara como um todo pela participação neste processo que ao aprovar este projeto permitirá uma conquista histórica para São Sebastião do Paraíso", disse.

O prefeito disse ainda que este é um ano de muitas conquistas para a cidade. "A instalação do 43º Batalhão da Polícia Militar, que já é uma realidade, a vinda do Sesc e da Ufla representam ganhos significativos para todos nós, é uma conquista histórica. Teremos condições de ofertar mais segurança, as crianças terão oportunidade de realizar atividades além do período da escola, com aulas de música, educação física, e a população terá mais opções para a prática de esportes, lazer e cultura,com um acessível a todos", completa.

O investimento do Sesc em Paraíso poderá alcançar a casa de R$ 5 milhões para revitalizar a Praça de Esportes. O quadro de sócios será mantido pela instituição. Já a Ufla anuncia a proposta de realização de  investimentos de R$ 40 milhões, sendo R$ 27 milhões já garantidos no Orçamento da União deste ano para início das obras e cursos que, a princípio, serão voltados à áreas de engenharia, informática, alta tecnologia e agronegócio. Walker já convidou todos os vereadores para irem com ele a Belo Horizonte entregar a documentação para a transferência da área ao Sesc. O prefeito informou também que, após a Praça de Esportes ser repassada ao Sesc, enviará projeto de lei à Câmara, doando a antiga área onde seria a instituição no Jardim Mediterranèe para a Universidade Federal de Lavras.

fotos: Denis Menezes