Aulas na rede municipal começam dia 5 de fevereiro

24/01/2018

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, confirmou que as aulas na rede escolar da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso começarão no dia 5 de fevereiro. Uma semana antes, no dia 29, têm início as atividades nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Neste ano a expectativa é de que deverão ser atendidos mais de cinco mil alunos.

Esta estimativa da Secretaria Municipal de Educação está registrada nos cadastros realizados para este período letivo de 2018. O município possui 22 estabelecimentos, sendo 14 escolas e 8 centros de educação infantil. “Os nossos professores e funcionários já estão todos preparados, nós aguardamos ansiosamente a volta dos alunos às atividades deste ano”, acrescenta Maria Ermínia.

Um detalhe que a secretária chama a atenção é em relação ao transporte escolar. “Vamos nos reunir com a Superintendência Regional de Ensino do Estado para ajustarmos alguns detalhes em função da diferença de calendário, haverá alguns dias que a rede estadual terá aulas aos sábados. Estamos nos adequando para garantir que todos tenham o transporte, sem prejuízo a nenhuma das partes”, destaca. A secretária ressalta também que nas duas redes (municipal e estadual) o calendário contempla os 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensinos fundamental e médio (noturno) e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do fundamental e médio (diurno).

Embora o Estado tenha retardado o início das aulas, o município já estava com tudo programado e, por isso, não sofrerá alterações. “Nós já tínhamos elaborado um planejamento e uma programação para 2018 desde o final do ano passado e em consulta aos nossos diretores e equipe pedagógica, resolvemos manter o que já havia sido estabelecido”, esclarece Maria Ermínia.

Rede Estadual — No dia 5 de janeiro a Secretaria de Estado de Educação (SEE) republicou no Diário Oficial Minas Gerais, a Resolução SEE Nº 3.652, que estabelece o Calendário Escolar da rede estadual de ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, nas escolas do Estado o período escolar começa no dia 15 de fevereiro — após o feriado de Carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. As aulas terão início na segunda-feira, 19 de fevereiro e término previsto para o dia 18 de dezembro.

Segundo o Governo do Estado, a reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval. A SEE garante que não não haverá nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes.  O recesso do mês de julho será de 16 a 27. Já a tradicional “semana do professor” — popularmente conhecida também como “semana do saco cheio” e sem atividades nas escolas, será de 15 a 19 de outubro.