Prefeitura projeta 1º Encontro Folclórico de Paraíso

09/01/2018

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, reuniu-se no início da tarde de quinta-feira, 4, com os membros da Comissão Organizadora da Congada de 2017. Na oportunidade, ele agradeceu e parabenizou a organização da festa realizada na cidade no período de 26 a 30 de dezembro. “Transcorreu tudo dentro da maior normalidade, tivemos um grande evento envolvendo congadeiros, moçambiqueiros, visitantes e membros da nossa comunidade que estão todos de parabéns”, disse Walker. Durante a reunião foi anunciada a possibilidade de acontecer o 1º Encontro Folclórico de Paraíso entre setembro e agosto, devendo reunir Companhias de Reis e Ternos de Congo de toda a região.

Os membros da comissão informaram ao prefeito que, em breve, será realizada a prestação de contas com o balancete do que foi gasto com a organização da festa. Em 2017, pela primeira vez a Prefeitura utilizou a modalidade Chamamento Público para a escolha da empresa responsável pela realização da festa. A Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Afessp), presidida por Heraldo Bícego, foi a vencedora. A entidade fez toda a organização da congada, desde a montagem da arquibancada, som, iluminação e demais preparativos do evento.

Participaram do encontro no gabinete o presidente da comissão organizadora, vereador Jerônimo Aparecido da Silva, o presidente da Afessp, Heraldo Bícego, o vice-presidente João Batista Rocha (João Oreia), o tesoureiro, Marcos Dinali e o secretário, Vicente Neto. “Viemos agradecer todo o apoio que nos foi oferecido pela Prefeitura para que pudéssemos realizar esta grande festa de São Sebastião do Paraíso, considerada um sucesso em mais este ano”, comenta Heraldo. Ele destacou a participação do reinado que esteve presente todos os dias das 14h às 2h da manhã durante a festa. “É um grande exemplo, de fé, devoção e amor a nossa congada”, afirma.

O prefeito Walker Américo destacou que, em contato com o comando da Polícia Militar, foi informado não ter havido nenhuma ocorrência relativa à festa. “Conversei com o pessoal do setor hoteleiro e a cidade esteve cheia, além das pessoas que vieram visitar as famílias”, disse. Foi relatada a presença de pessoas de São Paulo, Campinas, Goiânia e até do Acre, que vieram conhecer a festa da cidade. Da região, foram registradas pessoas de Ribeirão Preto, Franca, Uberaba, Passos, Itaú de Minas, Itamogi, São Tomás de Aquino e outras localidades. Segundo o vereador Jerominho, a cidade se consolida a cada ano entre as maiores que promovem a festa da congada. “Ficamos felizes porque transcorreu tudo certo, o povo, os congadeiros e moçambiqueiros que são os donos da festa estão de parabéns”, comemorou.

Encontro — Ainda durante a reunião, o prefeito falou sobre a intenção de promover na cidade o 1º Encontro Folclórico de Paraíso. “O nosso município tem esta tradição e queremos trazer as Companhias Reis, os ternos de congo da região para um grande encontro que pretendemos fazer no Parque de Exposição, em um ou dois dias”, comenta. Futuramente, Paraíso poderá integrar-se ao circuito que reúne dezenas de cidades do nordeste paulista que, no início de ano, se reúnem para o Encontro Regional de Reis.

Conforme Heraldo Bícego, Paraíso tem todas as condições de promover um encontro deste porte. “Paraíso merece e pode fazer mais uma grande festa. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, confirma. O vereador Jerominho também aprovou a iniciativa. “Conhecemos bem estas festas e vai ser um grande ganho para a nossa cidade, fazer uma festa desta, será um grande sucesso”, admite. A intenção é que a primeira edição do  Encontro Folclórico de Paraíso, aconteça  entre os meses de agosto ou setembro em data a ser confirmada.

fotos: Denis Menezes