Paraíso é destaque nacional em Educação

22/12/2017

A educação municipal de São Sebastião do Paraíso foi classificada em 66º lugar em Minas Gerais e é a 158ª colocada em todo o País no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O indicador aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. “Para nós foi um resultado surpreendente e positivo que revela que as ações desenvolvidas no setor nos últimos tempos estão acertadas e é fruto de muito comprometimento na nossa equipe de trabalho”, comenta a Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação, Ana Elizabete de Carvalho Pádua.

O Índice, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, é executado pela consultoria METAS Sociais. O IOEB tem como objetivo apresentar práticas que contribuem para o aperfeiçoamento educacional nas cidades ou estados. O estudo identifica e oferece oportunidades que servem de inspirações a outros gestores educacionais na abordagem das questões que indivíduos enfrentam em diversas regiões.

Em 2017, além do lançamento dos dados mais recentes do estudo, o IOEB conta também com o estudo Desafios Compartilhados da Educação Brasileira, que entrevistou 26 secretários de Educação de cidades que são destaque no IOEB 2017 para entender como aconteceram as boas transformações que permitiram um bom desempenho educacional. “Estive com a nossa secretária de Educação, Maria Ermínia de Oliveira Campos, em São Paulo, onde participamos desta entrevista, também nos foi enviado um questionário que respondemos detalhes sobre o atendimento que é feito em Paraíso”, acrescenta Ana Elizabete.

Conforme os números apresentados, Paraíso ficou em 66º lugar em Minas que possui 853 municípios e foi o 158º em todo o País, onde existem mais de 5.570 municípios. Paraíso teve índice de 5,4, enquanto que a média nacional dos municípios brasileiros foi de 4,7. Sobral, que pela segunda vez ocupa o topo do ranking, teve média de 6,2. “Estivemos com os educadores de Sobral (CE) que ficou em primeiro lugar, vamos tentar visitar e conhecer a realidade do trabalho que é realizado e verificar o que podemos melhorar para alcançarmos índices mais elevados”, comenta a coordenadora.

Para o estudo, que está em sua segunda edição, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada das crianças na escola e taxa de atendimento na educação infantil. “Nós estamos muito contentes com os resultados apresentados sobre a nossa cidade, porque o estudo se constitui numa ferramenta para incentivar e direcionar os governantes e gestores públicos a trabalhar em conjunto pela melhoria da qualidade da educação”, aponta a secretária Maria Ermínia.

O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão - responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e estão fora da escola. O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos. O indicador oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.