Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Assinado convênio para compra do Castramóvel

18/12/2017

A  aquisição do veículo Castramóvel que irá atender em São Sebastião do Paraíso e também as cidades da região está mais perto de se tornar realidade. Durante realização de reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), no início da semana, o deputado estadual Cássio Soares assinou convênio para aquisição do veículo que será destinado a prestação deste serviço. O parlamentar fez a indicação da verba de R$ 240 mil de sua emenda para esta finalidade.

O convênio celebrado com a Ameg estabelece que o recurso em forma de emenda parlamentar seja destinada a aquisição do veículo, adaptação e equipamentos para a castração de animais na região. Todos os municípios filiados à associação terão direito de utilização, em parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção aos animais. "O objetivo é oferecer aos municípios a solução para o grave problema de cães e gatos abandonados, o que muitas vezes não é possível, devido a falta de recursos que muitos deles enfrentam. Esse é o meu papel e também a minha causa", declarou Cássio Soares.

O prefeito Walker Américo Oliveira, que também participou da reunião na AMEG quando foi reeleito segundo vice-presidente da entidade para o mandato de 2018, disse que a iniciativa será muito útil. "É um benefício e um ganho para todas as nossas cidades, onde enfrentamos esta situação de cães abandonados e em Paraíso não é diferente", comenta.

Com a assinatura do convênio, a expectativa é de que em breve, o serviço estará sendo prestado em parceria com as ONGS de cuidado e proteção animal. O projeto do Castramóvel é baseado em estudos e trabalhos de associações de proteção ao animal que comprovaram a eficácia do controle populacional de cães e gatos através da castração. Segundo pesquisas, 75% da população de cães e gatos do mundo vivem nas ruas. Com o aumento desses animais soltos, as pessoas ficam mais expostas a doenças, e ainda tem que conviver com as tristes e cruéis cenas praticadas por pessoas insatisfeitas com a superpopulação animal. "Espero que esta proposta venha trazer uma solução definitiva e ética à questão, não agredindo os direitos e bem-estar animal”, destacou o deputado Cássio.

 

  1. castramóvel