Casa da Cultura faz exposição sobre Companhias de Reis

07/12/2017

A Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara em São Sebastião do Paraíso realiza até o dia 30 de janeiro de 2018 uma exposição sobre Companhias de Santos Reis do município. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados, o local fica aberto das 8h às 13h.

De acordo com Lucas Cândido de Oliveira, do departamento municipal de Cultura, em Paraíso existem 23 Companhias de Santos Reis e, até o momento, 12 mandaram fotos de seus acervos pessoais que foram utilizadas para a exposição que começou no dia 1º deste mês. Além das fotografias, o público poderá ver os símbolos e rituais que compõe esta festa folclórica, como arco, estrela, presépio, relógio, ABC e coração. Instrumentos musicais e acessórios também estão presentes, como caixas, viola, pandeiro, uniforme, máscaras e bandeiras.

As Folias de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis são uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos: Belchior, Baltazar e Gaspar — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do livro de São Mateus. Em Paraíso, o evento já se tornou tradicional e ocorre com mais frequência no mês de janeiro nas comunidades rurais.

O grupo, geralmente formado por cerca de 30 pessoas, é comandado por um embaixador ou capitão. A Bandeira dos três Reis Santos conduz a procissão. Como toda tradição que se preza, a visita dos reis tem ordem e regra. A cantoria embala os passos. Músicos com suas violas decoradas com fitas coloridas cantam em coro, acompanhados por outros instrumentos como pandeiros, triângulos e acordeons. Os palhaços que vem à frente do grupo, vestidos com roupas coloridas e máscaras de couro, trazem mensagens de fé e muitas brincadeiras.

A Casa da Cultura em Paraíso também abriga o Museu Municipal Napoleão Joele, que possui diversas peças que contam um pouco da história de São Sebastião do Paraíso, e fica na Avenida Oliveira Rezende, nº 509, Vila Mariana. O local está aberto à doações de fotos, instrumentos ou acessórios para incrementar a exposição sobre as Companhias de Reis. Informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3539-5002.

fotos: Denis Menezes