Escolas ganham prêmios da gincana de Coleta Seletiva

06/12/2017

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na quarta-feira, 6, a premiação das escolas vencedoras da terceira e quarta fase da Gincana Municipal de Coleta Seletiva 2017. O concurso é uma realização conjunta das secretarias municipal de Meio Ambiente e de Educação, com apoio da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp). Neste ano, através desta campanha, foram arrecadados mais de 21 toneladas de material reciclável. Conforme critério da organização que faz a classificação das escolas e a média de quantidade de alunos, a vencedora foi a Associação de Amigos do Autista e Psicóticos (AMA), que reuniu 1.181 quilos de recicláveis.

A realização da gincana visa incentivar a junção, separação e destinação correta de resíduos recicláveis no município. As escolas participantes recebem e encaminham à coleta seletiva todo material arrecadado. A Acassp é responsável por fazer a pesagem e a retirada do material que foi obtido pelos alunos e levado para as escolas. O levantamento é feito semanalmente toda sexta-feira nas escolas e o resultado apurado é lançado em uma planilha de controle, levando-se em conta o número de alunos inscrito por cada estabelecimento escolar.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, a gincana tem um papel importante de conscientização junto aos alunos. “Toda a comunidade escolar de cada estabelecimento teve uma participação nesta campanha. Não só os estudantes, mas eles conseguiram também envolver as famílias, os vizinhos e outras pessoas próximas participaram e colaboraram”, disse. Ela chama atenção para este detalhe que é este o objetivo de fazer com que mais pessoas da sociedade participem deste processo.

Na primeira fase do concurso, a vencedora foi a escola municipal Noraldino Lima (centro) que recolheu 10.405 quilos de material reciclável. Na segunda fase, o primeiro lugar ficou com a Associação de Amigos do Autísta e Psicóticos (AMA) com 476 quilos de recicláveis entre 30 alunos, o que resultou na média de 15,86 quilos por aluno. Nesta fase, o volume total recolhido pelas nove escolas foi de 4.501 quilos e envolveu 1.578 alunos com média de  de 2,85 por aluno.

Na última etapa e repetindo o feito anterior, a AMA, com 30 estudantes inscritos, reuniu 581 quilos de recicláveis, o que resultou na média de 19,36 quilos. Ficou com o primeiro lugar pela média e ganhou R$ 500,00. O volume total obtido foi superior a quatro toneladas, considerando o total de 1578 alunos e média de 2,57 quilos por aluno. A soma final de todo volume recolhido ao longo do ano foi de 21.248 quilos de recicláveis com a participação de 1.578 alunos, o que resultou na média de 13,46 quilos por estudante.

As demais escolas municipais vencedoras foram: Noraldino Lima (2º lugar – prêmio R$ 300,00) e a Hilda Borges Pedrosa (Veneza – prêmio R$ 200,00). Também participaram o Colégio Galileu e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América), Inês Ferreira Marcolini (São Judas), Antonino José Amorim (Vila São Pedro), Vinício Scarano (Jardim Planalto) e João XXII (Santa Tereza). A sala de aula de cada escola vencedora das três etapas que mais participou da campanha terá de um dia de lazer nas dependências da Estância Hidromineral e Hotel Fazenda Termópolis. O passeio dos alunos deverá ocorrer nos próximos dias.

fotos: Roberto Nogueira