Prefeitura recebe relatórios da intervenção na Santa Casa

06/12/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu em seu gabinete na manhã de quarta-feira (6), a Comissão Interventora nomeada por ele que assumiu em dezembro do ano passado a administração do hospital da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. A equipe entregou diversos relatórios com o processo, os resultados e a prestação de contas destes doze meses de trabalho e que serão encaminhados para análises internas.

Em meados de dezembro de 2016, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Sebastião do Paraíso, e o Departamento Nacional do Sistema Único de Saúde (Denasus), recomendaram ao prefeito, em relatório, que se fizesse a intervenção imediata no hospital da Santa Casa, com a destituição da diretoria da época, devido às irregularidades operacionais, financeiras e gerenciais praticadas pela instituição. A medida teve o objetivo de assegurar a continuidade da prestação de serviços de saúde à população. O prefeito Walker acatou a recomendação e nomeou a Comissão Interventora, ficando a Prefeitura responsável por acompanhar os trabalhos da equipe.

O Ministério Público levou em conta que Paraíso integra uma microrregião sanitária formada por seis municípios (Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Tomás de Aquino e Paraíso) e a Santa Casa é um hospital regional. Com a intervenção no hospital, a nova administração pode traçar diretrizes e estratégias para aumentar as receitas da entidade e diminuir suas despesas e custos. De acordo com o interventor Adriano Nascimento, apesar das dificuldades financeiras e dos atrasos em repasses de recursos por parte dos governos federal, estadual e municipal, hoje as receitas e despesas da instituição estão equilibradas. “Temos falta de material, débito com fornecedores de medicamentos, mas o hospital se manteve de pé, se organizou, se reestruturou, manteve a assistência e não fechou suas portas”, disse.

O prefeito Walker ressaltou que a administração anterior deixou uma dívida de R$ 7 milhões do município para com o hospital e hoje está em R$ 3 milhões. Disse que a situação da Santa Casa poderia já estar melhor se o governo do Estado pagasse o que deve à Prefeitura na área de Saúde. “Entramos esta semana com uma ação contra o Estado para conseguir o bloqueio de contas a fim de receber mais de R$ 7,4 milhões a que temos direito e, parte deste recurso, é da Santa Casa”, afirmou. Mesmo assim, o prefeito tem o sentimento do dever cumprido para com o hospital. “A Comissão Interventora é formada por pessoas sérias, que trabalham em conjunto com a Prefeitura e o que está ao nosso alcance, nós estamos fazendo”, salientou.

O interventor Adriano Nascimento disse da postura técnica que foi adotada para gerir o hospital e também agradeceu a equipe pela confiança, união, parceria e o apoio do prefeito por ter aceitado este desafio para com a Santa Casa. No próximo dia 16 de dezembro terminam os trabalhos desta Comissão e o prefeito Walker aguarda o julgamento de uma ação no Tribunal de Justiça para assinar novo decreto, renovando por mais doze meses as atividades da Comissão, que deverá continuar com os mesmos integrantes.

fotos: Denis Menezes