Anunciada retomada da construção de escola Bela Vista

30/11/2017

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, anunciou na manhã de quinta-feira, 30, que no início de 2018 serão retomadas as obras de construção da Escola Municipal professor José Carlos Maldi, no bairro Bela Vista.  A informação foi divulgada na presença de secretários de governo, vereadores e assessores que participaram de uma visita ao prédio onde a obra foi iniciada há mais de sete anos e encontra-se paralisada. “Não posso admitir esta situação, faremos um esforço financeiro e retomaremos os trabalhos gradativamente”, anunciou.

A visita ao local de construção da escola foi uma solicitação do vereador Jerônimo Aparecido da Silva. Além dele, participaram os vereadores José Luiz das Graças, Luiz de Paula, Maria Aparecida Cerize Ramos, Paulo César de Souza e Vinício Scarano. Também estavam presentes os secretários José Antônio Cintra (Obras), Maria Ermínia de Oliveira Campos (Educação), além da engenheira Marina Eleotéria Leite, a arquiteta Cynthia Montans e assessores da Prefeitura e da Câmara.

Durante o encontro, Walker disse que acompanhou em seu primeiro mandato como vereador, ainda na gestão do prefeito Mauro Zanin, o início dos trabalhos. Ele lamentou que foi a partir de uma denúncia ao Ministério Público que a obra ficou por muito tempo paralisada. “Depois de muito tempo os trabalhos foram liberados, mas o gestor da época não quis dar andamento à construção e todos sabem a importância desta escola para esta região da cidade, por isso estamos realizando um planejamento dentro do orçamento da Educação para retomarmos os trabalhos o mais breve possível”, disse.

Na presença de todos, o prefeito disse que a intenção é entregar a obra em 2019. “Vamos trabalhar com um orçamento enxuto, mas vamos tocar a obra e entregá-la à comunidade”, anuncia. Ele comentou ainda que é intenção é fazer um grande esforço para também concluir a construção da quadra em anexo. “Uma coisa completa a outra e poderemos usar este espaço para desenvolver projetos para educação em tempo integral e até mesmo compartilhado para uso em conjunto com a comunidade”, salienta.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia, o término da construção da escola é um desafio que atravessa várias administrações. “Já estamos nos preparando para dar início à retomada das obras em 2018, estamos em fase de ajuste do orçamento para isso e é nosso objetivo transformar este sonho em realidade”, diz. Ela afirma que reconhece a necessidade da comunidade e a importância de se ter uma escola que possa atender a região. “São vários bairros e muitas crianças e adolescentes que poderão ser beneficiadas”.

Maria Ermínia opina que é lamentável que o prédio tenha ficado abandonado por tanto tempo. “Não podemos deixar, é recurso público. Uma obra que chegou neste porte não pode ficar parada e se deteriorando obrigando a gastos maiores . É dinheiro público que é investido e precisa ser muito bem aplicado”, comenta. Segundo previsões preliminares para o término total da obra a Prefeitura deverá gastar entre R$ 2 e 3 milhões.

Em 2015 havia a informação de que já tinham sido investidos R$ 2.410.096,38 na obra. O prédio terá dez salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática, repartições administrativas e quadra poliesportiva. A obra foi iniciada pela empresa CL Garcia, que abandonou os trabalhos. Numa segunda fase, a Scalla Construtora foi chamada a dar prosseguimento à obra. No entanto, após as paralisações e vencimentos dos prazos, não está descartada a realização de novo processo licitatório para concluir os serviços.

fotos: Denis Menezes

foto: arquivo Comunicação