Município reforça ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

30/11/2017

Para reforçar o enfrentamento à Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso programou atividades e mobilizações para esta sexta-feira, 1º de dezembro, que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a doença e também dá início à campanha nacional Dezembro Vermelho. A iniciativa do Ambulatório Municipal de Infectologia, em parceria com as Unidades de Saúde da Família, tem como objetivo conscientizar a população e ampliar a oferta de testes rápidos.

No período da manhã, haverá pit stops em pontos estratégicos da cidade, com a distribuição gratuita de preservativos e a entrega de material informativo. À tarde, as ações acontecem na Praça comendador José Honório (matriz), das 13h às 15h. Os testes de HIV podem ser feitos nas Usfs ou diretamente no Ambulatório de Infectologia que, às quartas-feiras, fica aberto em horário especial, até as 19h, para atender também as pessoas que não podem se dirigir até a unidade em horário comercial.

Como destaca a coordenadora do Ambulatório Municipal de Infectologia, Patrícia Bícego, os dados atuais apontam um aumento significativo da doença na faixa etária de 16 a 28 anos. “A vida sexual cada vez mais precoce sem o uso do preservativo é o que tem ocasionado o aumento do número de casos de Aids entre este público. É importante reforçar sempre que toda relação sexual deve ser feita com preservativo, porque é o único método de prevenção da doença. A Aids tem tratamento, porém, não tem cura”, destaca.

De janeiro a outubro deste ano, São Sebastião do Paraíso registrou 20 casos novos de Aids. Atualmente, o município tem 220 pacientes que são acompanhados pelo Ambulatório de Infectologia. O tratamento do HIV auxilia o paciente em todos os estágios da doença, e pode diminuir ou prevenir a progressão da mesma. O indivíduo diagnosticado com o vírus, se tratado antes do avanço da doença, apresenta expectativa de vida próxima do normal.

fotos: arquivo Comunicação